Quarta, às 11h: professor da Fale aborda relação entre linguística e interação homem-máquina
O Núcleo de Linguística Computacional (ADA) da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG promove, nesta quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022, um novo encontro da série Um convite para a linguística computacional. No evento, o professor Magnun Rochel Madruga apresenta a conferência O profissional de Letras no mercado de trabalho atual. O encontro será realizado a partir das 11h, na plataforma Zoom. Haverá emissão de certificados.
Magnun Rochel Madruga, docente da Fale, apresentará seu percurso no mercado de trabalho, começando pela formação acadêmica em Letras e o seu papel na introdução ao mercado das grandes empresas de tecnologia. O professor fará associações entre os conhecimentos abordados nas disciplinas de Linguística – em áreas como fonética, fonologia, morfologia, sintaxe e semântica – e seus usos na criação de recursos linguístico-computacionais inteligentes para a interação homem-máquina.
“Pretendo evidenciar as potencialidades de atuação do profissional das Letras e a importância da universidade pública na educação transdisciplinar”, anuncia o docente.
Magnum Rochel abordará também a importância da formação humanística, aliada ao desenvolvimento de profissionais capazes de atuar nas demandas do mundo contemporâneo, em que os conhecimentos produzidos pelas ciências exatas e humanas estão cada vez mais imbricados. "Por fim, destacarei o papel crucial que a modelagem da linguagem humana tem e terá no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial nesta década”, antecipa.
Sobre o evento
O ciclo de encontros Um convite para a linguística computacional difunde, de maneira acessível, trajetórias de pesquisa e trabalhos dos membros do grupo e seus convidados. O objetivo é contribuir para a construção de percursos curriculares interdisciplinares de discentes da graduação e para o fortalecimento da linguística computacional na instituição. Os encontros ocorrem uma vez por mês, sempre às quartas-feiras, das 11h ao meio-dia.
Outras informações podem ser encontradas no site da ADA.