Quarta, às 14h: Seminário Integração Docente abordará boas práticas de ensino em ambientes virtuais
Na próxima quarta, 24, às 14h, o tema Boas práticas em ambientes virtuais e uso de parâmetros curingas em questionários do Moodle será abordado em mais uma edição do Seminário Integração Docente. O evento terá transmissão pelo canal do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) no YouTube, com tradução em Libras.
O objetivo dessa edição é promover discussão sobre as boas práticas em ambientes virtuais de aprendizagem, com destaque para o diário eletrônico e para a plataforma Moodle. “As tecnologias vêm sendo incorporadas na educação com o objetivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Na UFMG, a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem — a plataforma Moodle — permitiu desenvolver uma educação colaborativa e estimular a interação de professores e alunos nos ensinos presencial, semipresencial e a distância”, explica a diretora do Caed, Vilma Macagnan.
Participam da abertura do Seminário, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.
Os palestrantes são Ramiro Barboza Oliveira, técnico em Assuntos Educacionais do Caed, que falará sobre O moodle e suas possibilidades de uso, Leonardo Freitas, analista de sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que vai abordar As boas práticas no uso do Moodle, e o professor Gláuber Carvalho Dorsch, do Departamento de Física, que discorrerá sobre A configuração de parâmetros curinga em questionários do Moodle. A mediação ficará a cargo do técnico em Assuntos Educacionais do GIZ Marcos Vinícius Tarquínio.
Ressignificação
“O Seminário Integração Docente, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), integra o calendário acadêmico desde 2021 e marca o início de cada período letivo como espaço de fortalecimento e discussão sobre as práticas de ensino adotadas na UFMG”, destaca o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.
“O programa foi implementado durante o período mais crítico da pandemia e agora está passando por um processo de ressignificação. O nosso desejo é que reverbere dentro das unidades acadêmicas e sirva de inspiração para que as equipes didáticas fomentem espaços de discussão e trocas de experiências relativas às atividades de ensino de graduação, ou seja, que essa integração aconteça entre os nossos colegas que estão nas disciplinas, nos colegiados e NDEs dos cursos de graduação”, acrescenta a diretora do GIZ, Bréscia Nonato.