Evento cultural

​Quarta, às 17h20: Série VivaMúsica abriga concerto da Orquestra Sinfônica da UFMG

A Orquestra Sinfônica da UFMG apresenta nesta quarta-feira, 18, concerto on-line que integra a série VivaMúsica, projeto da Escola de Música da Universidade. Marcado para as 17h20, o concerto será regido por Igor Leão Maia, professor da Unidade, e transmitido pelo canal da série no YouTube.

O programa do concerto é composto de obras de três compositores: de Felix Mendelssohn, a formação apresenta a abertura As Hébridas, poema sinfônico composto em 1830; de Richard Wagner, será executada a obra O idílio de Siegfried, escrita em 1870 como presente de aniversário para a mulher, um ano após o nascimento do filho do casal, que dá nome ao idílio. Também integra a apresentação uma obra contemporânea, Itinerários do Curvelo (2007), de autoria do compositor brasileiro Sílvio Ferraz, professor da USP.

Regência
Compositor, regente e professor da Escola de Música, Igor Leão Maia é doutor em composição musical pelo King’s College London (Inglaterra), mestre pela Unicamp e bacharel pelo Conservatório Real de Haia (Holanda). Já participou de festivais e concertos no Brasil, Japão, na Argentina, nos Estados Unidos e em países da Europa. Também foi premiado em concursos nacionais e internacionais, como o Festival Tinta Fresca, o Prêmio Funarte de Composição Clássica e o Concurso Internacional Pablo Casals. Maia foi regente das orquestras sinfônicas de Campinas e da Unicamp, do Ensemble Lontano, do Ensemble Sonante 21 e da Orquestra Sinfônica do King’s College London.

VivaMúsica
Criado em 2002, o Projeto Viva Música engloba um conjunto de atividades, como palestras e concertos semanais, vinculados a uma disciplina da graduação e abertos ao público em geral, visitas monitoradas de alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública, produção de programas de rádio com o material gravado nos concertos e gravação em áudio e vídeo das palestras e concertos disponibilizados na Biblioteca da Escola de Música da UFMG.

Descrição Imagem
Formação apresenta obras de compositores alemães e brasileiro Foca Lisboa | UFMG