Quarta, às 18h: Dia dos Estudos Clássicos no Brasil tem mesa com participação da UFMG
O Dia dos Estudos Clássicos no Brasil – 13 de julho, data da fundação da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), que completa 37 anos em 2022 – será comemorado com mesa-redonda sobre memórias e perspectivas desse campo de conhecimento no país. Participarão classicistas brasileiros de várias regiões e campos de pesquisa. A Filosofia Antiga será representada pela professora Maria Cecília Coelho, da Fafich/UFMG, presidente de honra da SBEC na gestão 2022-2023. A mesa terá início às 18h e transmissão on-line.
O debate terá participação também de professores da História, Arqueologia, Letras-Latim, Letras-Grego e Linguística e será moderada pela atual presidente da SBEC, Jovelina Ramos, egressa do doutorado em Filosofia na UFMG e docente na Universidade Federal do Pará. Pela primeira vez, a região norte do país sedia a SBEC – o próximo congresso da Sociedade será em Belém, em 2023.
A SBEC congrega instituições, profissionais e estudiosos do Brasil e do exterior. Seu foro nacional é em Belo Horizonte (com sede na Faculdade de Letras da UFMG, a Fale), onde se realizou o 1º Congresso Nacional de Estudos Clássicos, em 1984. Ainda neste mês, a SBEC será representada por dois outros professores da UFMG, Jacyntho Brandão e Teodoro Assunção, ambos da Fale, na 74ª Reunião Anual da SBPC.
Maria Cecília Coelho é sócia efetiva da SBEC desde 1987 e desempenhou diversas funções na entidade. Mineira de Pitangui, com formação na UnB e na USP, ela veio para a UFMG em 2009, para um pós-doutorado como bolsista da Fapemig, sob supervisão de Jacyntho Brandão. Desde 2010, é professora efetiva no Departamento de Filosofia. Ela pesquisa retórica clássica, movimento sofista, tragédia grega e sua recepção no cinema. Maria Cecília foi também presidente da Sociedade Brasileira de Retórica e da Associação Latino-Americana de Retórica.
Assim como o encontro do Dia dos Estudos Clássicos, a mesa da SBPC será transmitida no canal da SBEC no YouTube.