Relação entre nazismo, fascismo e Antiguidade greco-romana é objeto de palestra no CAD 2
Debate acerca das relações do nazismo e do fascismo com o classicismo vai conduzir a palestra que Igor Campos, pesquisador do Projeto República — Núcleo de pesquisa, documentação e memória, fará nesta quarta, 13 de julho de 2022, a partir das 21h. A apresentação poderá ser acompanhada na sala B4012 do CAD 2, campus Pampulha, ou pela plataforma Zoom.
Igor Campos, que é doutor em História com pós-doutorado em Filosofia pela UFMG, abordará a relação de fascínio de Hitler e dos nazistas com a Antiguidade greco-romana. Ele vai tratar da forma como esses agentes mobilizaram a Antiguidade em prol de um projeto nacionalista e racista, em que a estética desempenhou papel importante, e de como a mitificação do passado contribuiu para a queda do regime nazista.
A iniciativa integra o ciclo UFMG noturna, do curso de História da Filosofia Antiga I, oferecido na Fafich pela professora Maria Cecília Coelho. A palestra será aberta ao público geral. Para participar, é preciso preencher formulário de inscrição até as 18h de quarta-feira.
O evento, gratuito, valerá certificado aos participantes, que devem assinar lista de presença, no CAD 2, ou confirmar a presença pelo chat, no caso do acompanhamento remoto. A reunião virtual poderá ter até 100 pessoas; a sala no campus Pampulha tem 70 lugares.