Quarta, às 19h: Davi Kopenawa fala de vida e resistência na terra indígena Yanomami
Nesta quarta-feira, 29 de junho de 2022, às 19h, o Espaço do Conhecimento UFMG vai abrigar a roda de conversa Davi Kopenawa Yanomami: vida e resistência na terra indígena Yanomami, com moderação de Ruben Caixeta, participação de Rogério do Pateo (ambos professores da UFMG) e da antropóloga Ana Maria Machado. Aberto ao público, o evento será realizado no quinto andar do Espaço, e o acesso vai respeitar a ordem de chegada. Perguntas e comentários podem ser enviados pelas redes sociais (@espacoufmg).
Davi Kopenawa Yanomami, xamã da Aldeia Watoriki, na Terra Indígena Yanomami, no estado do Amazonas, próximo à fronteira com a Venezuela, é reconhecido internacionalmente como embaixador do seu povo — um dos mais expressivos grupos indígenas relativamente isolados que vivem na Floresta Amazônica — e voz ativa contra a destruição da floresta e de seus habitantes.
“Eu vou falar para vocês o que está acontecendo na minha terra yanomami, o que eu conheço e o que estou vendo com meus olhos. Muitas coisas ruins estão acontecendo na minha terra: os brancos estão acabando com a gente, e isso não é bom. E aqueles que querem ver a floresta bem, saudável, ver a chuva cair precisam ouvir”, disse Kopenawa ontem, no auditório da Reitoria. Ao lado do filósofo e líder indígena Ailton Krenak, ele participou da abertura do ciclo de conferências Futuro, essa palavra, parte das celebrações dos 95 anos da UFMG e do Bicentenário da Independência do Brasil –ambos serão completados em 7 de setembro deste ano.
Segundo o relatório Yanomami sob ataque, da Hutukara Associação Yanomami, 30 anos depois da demarcação de suas terras, a existência desse povo segue gravemente ameaçada em meio a uma nova onda de invasão de garimpeiros, que avançou 46% em 2021.
Davi Kopenawa também é um dos curadores, ao lado de Joseca Yanomami, da exposição Mundos indígenas, aberta à visitação gratuita, no Espaço do Conhecimento UFMG (de terça a domingo, das 10h às 17h; aos sábados, o horário se estende até as 21h).
O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700.