Evento acadêmico

Quinta, às 17h: workshop debate pesquisas dos CTs Nano e IA-Saúde

Ver cartaz do evento >

A Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG está promovendo série especial dos workshops pesquisa@UFMG para divulgar os estudos desenvolvidos pelos Centros Institucionais de Tecnologia e Inovação (CTs) e mostrar como o conhecimento gerado na Universidade chega à sociedade na forma de novos produtos e tecnologias.

A terceira edição, marcada para esta quinta-feira, 10 de março de 2022, reunirá a professora Glaura Goulart, coordenadora do CT Nano, e o professor Wagner Meira, que lidera o CT IA-Saúde.

CT Nano
Localizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), o CT Nano desenvolve pesquisas aplicadas com nanomateriais, cerâmicos nanoestruturados, nanocompósitos poliméricos, materiais metálicos e também nas áreas de caracterização e metrologia e saúde, meio ambiente e segurança.
CT IA-Saúde
CT IA-Saúde pesquisa e desenvolve técnicas e soluções de inteligência artificial. Ele auxilia indivíduos e pacientes no autocuidado, os médicos e profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento das doenças e os gestores de saúde na programação de ações de prevenção e organização da assistência. A atuação do Centro está estruturada em cinco eixos: prevenção e qualidade de vida, diagnóstico, prognóstico e rastreamento, medicina terapêutica e personalizada, sistemas de saúde e gestão e epidemias e desastres. 

O workshop será transmitido, a partir das 17h, no canal da PrPq no YouTube. Leia mais sobre a série em matéria publicada pelo Portal UFMG.


Os convidados

Glaura Goulart
Professora do Departamento de Química da UFMG, Glaura coordena o Centro de Tecnologia em Nanomateriais, o CT Nano, instalado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). Desenvolve pesquisas para o aumento da maturidade tecnológica de produtos e processos, visando inovações associadas à cadeia de nanotecnologia. Atua no desenvolvimento de materiais avançados, dispositivos de armazenamento de energia e aplicações de compósitos com nanomateriais, como nanotubos de carbono e grafeno. É graduada em Química pela UFMG e doutora pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, na França. Passou períodos sabáticos na Inglaterra e na Austrália, onde desenvolveu atividades em processamento de materiais e nanotecnologia.

Wagner Meira Jr. 
Professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Meira coordena o Centro de Tecnologia e Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde, o CT IA-Saúde. É graduado (1990) e mestre (1993) em Ciência da Computação pela UFMG e doutor (1997) na mesma área pela University of Rochester, nos Estados Unidos. É subcoordenador do INCT-Cyber – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para uma Sociedade Massivamente Conectada. Suas áreas de interesse são sistemas paralelos e distribuídos e mineração de dados, assim como sua aplicação em redes sociais, cibersegurança, comércio eletrônico, recuperação de informação e bioinformática, entre outros campos.

Descrição Imagem
Pioneiro na UFMG, CT Nano está sediado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec) Judson Porto / Cedecom