Quinta, às 19h30: concerto no Conservatório reunirá obras de artistas luso-brasileiros
O palco do Conservatório UFMG recebe, na noite desta quinta-feira, 20 de outubro de 2022, o duo Sigma, formado pelo violoncelista português Miguel Rocha e pela pianista brasileira Ana Cláudia Assis, professora da UFMG. Os artistas dedicam-se à interpretação da música contemporânea com ênfase no repertório luso-brasileiro.
O repertório é composto de obras portuguesas, como Arietta, de Christopher Bochmann, e Fragmentos, de Isabel Soveral, e O caminho de Tejipió, do brasileiro Marcos Lacerda. A apresentação, com início às 19h30, fará um passeio por cidades da América Latina, por meio das canções de compositores portugueses, brasileiros e argentinos. O evento é gratuito e aberto ao público geral. A entrada será por ordem de chegada.
O duo foi criado em 2017 com o objetivo de estimular a criação de novas obras e expressões artísticas para violoncelo e piano, em uma época na qual os compositores estavam distantes dessa formação. Em 2019, Rocha e Ana Cláudia lançaram seu primeiro CD, cujas peças vêm sendo apresentadas em salas de concertos do Brasil e da Europa.
Miguel Rocha desenvolve intensa atividade como solista e músico de câmara e como pedagogo na Escola Superior de Castelo Branco (Esart). Ana Cláudia Assis, por sua vez, é professora da Escola de Música da UFMG, onde desenvolve projetos de pesquisa e artísticos sobre a música contemporânea.