Quinta, às 20h: com repertório eclético e popular, Ars Nova faz concerto no Museu das Minas e do Metal
O Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) abriga nesta quinta-feira, 27 de outubro de 2022, a partir das 20h, concerto do Ars Nova – Coral da UFMG que integra a série Ars Nova no Museu. O coro, que participou da reabertura da instituição aos domingos com uma apresentação no mês de julho, retorna ao espaço com novo repertório, eclético e repleto de obras de gosto popular.
A apresentação terá início com A Primeira Missa e o papagaio, poema de Cassiano Ricardo, com música de Osvaldo Lacerda. A peça retrata, com humor e caricaturas, o tema do primeiro conflito da cultura portuguesa com a cultura indígena brasileira. Na sequência, o coral apresenta Liberdade, poema lúdico e irreverente de Fernando Pessoa que foi musicalizado por Ronaldo Miranda em 1986.
Entre as obras estrangeiras, estão Which was the son of…, do estoniano Arvo Pärt –que, inspirada no Evangelho de Lucas, descreve a linhagem de Jesus, de José a Deus –, e Five childhood lyrics, de John Rutter, composta de cinco canções sobre o universo infantil.
Também integram o repertório arranjos de canções feitos pelo maestro Lincoln Andrade e pelo professor do Departamento de Instrumentos e Canto Mauro Rodrigues. Por enquanto, de Renato Russo, Carta à República, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e o medley Milton Nascimento foram preparadas exclusivamente para o coro. Barra da vaca-sagarana e O galo cantou na serra, obras do universo poético-musical de João Guimarães Rosa, também ganharam novas versões.
A apresentação desta quinta será aberta ao público e gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos.
Fundado em 1959, o Ars Nova já fez mais de 1.500 apresentações no Brasil e em outros países, conquistando prêmios e condecorações em festivais nacionais e estrangeiros. O maestro do coral, Lincoln Andrade, é professor de regência na UFMG e curador do projeto Concertos comentados, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.