Sábado, às 10h: evento com educadores discute relações entre museus e o seu entorno
As reverberações da exposição virtual Sertão mundo, promovida pelo Espaço do Conhecimento UFMG desde setembro de 2021, terão novo capítulo no próximo sábado, 20 de novembro de 2021, por meio do segundo encontro do projeto Educação na Praça.
Inspirado pela instalação Passeio pelo museu, que integra a mostra, o encontro contará com a presença de Ronaldo Alves de Oliveira, coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa. No bate-papo, que começa às 10h, serão discutidas as relações entre o museu e seu entorno, com destaque para as atividades educativas e culturais desenvolvidas nas escolas, nos grupos culturais e artísticos e nas festividades realizadas em Cordisburgo.
Os assuntos que serão abordados na formação podem ser experimentados na instalação virtual Passeio pelo museu. Nela, são apresentadas curiosidades sobre os ambientes e as salas da Casa Guimarães Rosa, acervo literário, registros da vida do escritor em seu período de atuação como médico e diplomata, além de objetos de uso pessoal, vestuário, mobiliário e fragmentos do universo rural presente na literatura rosiana.
Os encontros do projeto Educação na Praça, que também são transmitidos no canal do Espaço Conhecimento UFMG no YouTube, contam com a emissão de certificados para os inscritos que participarem pela plataforma de videoconferência Zoom. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita via formulário eletrônico.
'Sertão mundo'
Concebida para o ambiente virtual, a mostra é inspirada no sertão, universo característico da obra do escritor João Guimarães Rosa, que serve de cenário para as diversas questões suscitadas pelo autor em suas histórias, como o amor, o medo, o sentido da vida e a dúvida. Por meio de uma viagem pelo ambiente rosiano e por diferentes interpretações (sonoridades, bordados, dança, culinária, brincadeiras, artes visuais e literatura), a exposição leva o público a apreciar escutas e vozes de múltiplos sertões.