Sarandeiros revê quatro décadas de história em espetáculo que homenageia os 95 anos da UFMG
O grupo de danças populares brasileiras Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), subirá ao palco do auditório da Reitoria nesta segunda-feira, 12 de setembro de 2022, para apresentar o espetáculo Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias. O espetáculo, que integra a programação de comemorações dos 95 anos da UFMG, começa às 19h30.
Nos passos do Grupo Sarandeiros reúne danças concebidas nos últimos 40 anos, principalmente a partir de 1997, quando o professor Gustavo Côrtes, atual diretor da EEFFTO, assumiu a direção da companhia. Segundo ele, a comemoração deveria ter sido realizada em 2020, juntamente com o lançamento de livro e de uma exposição. Devido à pandemia, os planos tiveram de ser alterados.
Manifestações de origem indígena e africana no Brasil inspiram a coreografia. Cada dança traz diferentes formas dos trabalhos coreográficos executados pelo grupo, em diálogo constante com novos processos metodológicos de criação, elaborados com base nas experiências práticas e em minuciosa pesquisa de movimentos.
São 50 dançarinos em cena e quatro músicos, que executam ao vivo as canções do espetáculo. A direção geral é de Gustavo Côrtes, com direção artística de Petrônio Alves e direção musical de Tatá Sympa. Os ensaios foram coordenados por Gerson Júnior e Luiza Rallo, e a preparação física ficou a cargo de Diego Marcossi e Mariana Morais.