Segunda, às 10h: Abertura da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social
Nesta segunda-feira,16 de maio de 2022, às 10h, a UFMG abre a Semana de Saúde Mental e Inclusão Social, que este ano celebra uma década de atividades, com o tema O cuidado em saúde mental como direito à cidadania. A programação, que segue até o dia 20, terá atividades presenciais e on-line com realização pela plataforma Zoom. Para algumas atividades são necessárias inscrições prévias, por meio de formulário disponível no site do evento.
Na abertura, a advogada Deborah Duprat, subprocuradora-geral da República aposentada faz palestra sobre A saúde mental e o regime de direitos, às 10h30, no auditório da Reitoria, campus Pampulha.
Deborah Duprat é formada em Direito pela Universidade de Brasília e foi membro do Ministério Público Federal de 1987 a 2020. Notabilizou-se por sua atuação em defesa dos direitos humanos e de grupos oprimidos.
Na parte da tarde Os desafios no cuidado em saúde mental no contexto de um crime/desastre da mineração em Minas Gerais será tema de palestra com as pesquisadoras Maíra Almeida Carvalho, Débora Rosa, Georgina Motta. A atividade será às 13h, no auditório Carangola, da Fafich, com mediação da pró-reitora de Extensão Claudia Mayorga.
No encontro as pesquisadoras vão abordar os desafios para uma gestão integral de riscos e desastres e o papel dos serviços de saúde mental e atenção psicossocial na oferta de respostas aos cenários cenários de ampliação das desigualdades, de violações continuadas de direitos e de violências institucionais.
A programação segue à tarde, com palestras sobre Privatização da saúde mental: o caso espanhol, Comer transtornado x transtornos alimentares: comportamentos disfuncionais na relação com a comida e o corpo (exige inscrição prévia); Luta antimanicomial: diálogos entre o cuidado em rede e as resistências possíveis.
Conheça a programação da Semana, no site do evento.