Aula inaugural na Faculdade de Direito com Gonçal Mayos, filósofo catalão
A Faculdade de Direito da UFMG receberá o filósofo e professor Gonçal Mayos, do Departamento de História da Filosofia, Estética e Filosofia da Cultura da Universidade de Barcelona, para a realização de duas conferências abertas ao público. Especialista em Nietzsche, Hegel, Herder, Kant, Descartes e D’Alembert, Mayos cunhou o termo macrofilosofia, que sintetiza sua análise global e interdisciplinar dos processos de longo prazo.
Na terça, 11 de março, a partir das 14h, na sala da Congregação (segundo andar do prédio da pós-graduação), Mayos vai proferir aula magna do curso de Ciências do Estado e abordará a ascensão e queda da União de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em 2017, completam-se 100 anos da Revolução Bolchevique que deu origem à URSS. Um século após a derrubada da monarquia absolutista dos czares, ainda há leituras e divergências entre os estudiosos da Revolução Russa de 1917.
Na quarta-feira, 12, às 18h, o filósofo fará palestra no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito intitulada 'Macrofilosofia social dos Direitos Humanos'.
As atividades são abertas ao público, mas o interessado precisa se inscrever previamente por meio de formulário eletrônico.