Semana da Saúde Mental: programação desta quarta tem cortejo, show, palestras e seminário
A programação da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social para esta quarta-feira, dia 18, inclui exposição, palestras, debates, roda de conversa, apresentação musical, cortejo e seminário. Há atividades virtuais e presenciais; os eventos são realizados no campus UFMG e em outros espaços.
A exposição Troncos, raízes e Guimarães Rosa: uma metáfora da vida pode ser visitada presencialmente no andar térreo da Faculdade de Medicina, no Corredor da Memória, até o dia 20 de maio, das 8h às 17h, e também está on-line. O acesso é livre e gratuito. A mostra combina fotografias da psicóloga da Faculdade de Medicina Maria Aparecida Miranda da Silva com frases do escritor João Guimarães Rosa.
Palestras, debates e diálogos
A roda de conversa sobre adolescência, saúde mental, pandemia e retorno presencial terá sessões às 11h e às 13h, no pátio do Coltec, o Colégio Técnico da UFMG. localizado no campus Pampulha. A organização cabe a Gisele Duarte Santos, psicóloga da instituição. A ideia é provocar reflexões sobre a importância da percepção das emoções e a forma como elas afetam diferentes áreas da vida.
A palestra Conscientização da luta contra a psicofobia, organizada pela discente da Faculdade de Medicina Mariana Moreira Andrade, terá início às 13h (o local será informado no site). No evento, serão abordados aspectos como a origem do termo, breve histórico, formas de manifestação da psicofobia no cotidiano e maneiras de preveni-la.
O trabalho realizado no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) também será pauta de debate. A clínica-escola oferece atendimentos em psicoterapia a preços acessíveis para a população. O encontro vai tratar dos impactos na comunidade, das perspectivas, dos desafios e das contribuições do serviço à sociedade. O evento será conduzido por André de Carvalho, psicólogo da UFMG, e terá início às 14h, na plataforma Google Meet.
O diálogo sobre as barreiras de comunicação e exclusão social enfrentadas no cotidiano dos sujeitos surdos será mais uma das atividades da Semana. Conduzido por Cristiana Torres Klimsa Sartoreto, psicóloga bilíngue do Serviço de Atenção aos Estudantes de Letras, e Ricardo Augusto de Souza, professor da Faculdade de Letras, o encontro será transmitido, a partir das 15h30, pelo canal Psicolinguística UFMG, no YouTube, com tradução para Libras. Serão discutidas também as vulnerabilidades dos alunos surdos, bem como saídas possíveis para reduzir os danos da pandemia em curso.
Às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha, Dudu do Cavaco e banda farão um show de chorinho, samba e MPB. O músico, que domina dez instrumentos, foi o primeiro com Síndrome de Down a gravar um DVD profissional no Brasil. A apresentação integra o projeto Quarta Doze e Trinta.
Cortejo antimanicomial
Um cortejo vai comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com o tema Desmascarando a hipocrisia: Loucura é verso, e liberdade, poesia. Para a participação no evento, é necessária inscrição por meio do preenchimento de formulário, pois as vagas são limitadas. Promovido pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental, pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais e pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, o cortejo terá concentração na praça Afonso Arinos, centro de Belo Horizonte, às 14h. Ônibus partirão do campus Pampulha às 13h (o ponto de encontro será em frente à Faculdade de Ciências Econômicas), e a volta está marcada para 18h.
Seminário interativo experimental – Saúde mental e atravessamentos raciais
O seminário, com poemas, fotografias, canções e ritmos afro-brasileiros e ameríndios, terá também contação de histórias e dinâmicas de grupo que usam a arte e a oralidade como formas de troca de saberes. A atividade, organizada pelo Coletivo SUStenta, requer inscrição prévia mediante preenchimento de formulário e terá início às 16h, na Escola de Música. Entre os participantes e coprodutores do evento, estão estudantes e profissionais da área da saúde e da pedagogia e a líder e educadora intercultural indígena Maria Florguerreira.
Proposta do CineCentro
Em vídeo que será divulgado às 20h, no canal do Centro Cultural UFMG no YouTube, o professor Fábio Belo, do Departamento de Psicologia, vai apresentar a proposta curatorial da Mostra CineCentro., na qual serão exibidas seis produções audiovisuais que tratam da saúde mental, sempre às terças e quintas-feiras, às 19h.