Semana das crianças no Museu de História Natural e Jardim Botânico
Atividades gratuitas e abertas à comunidade integram a programação especial do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB) nesta semana das crianças. As dinâmicas ocorrem nos dias 11, 13 e 14 de outubro de 2022 (terça, quinta e sexta-feira), de forma presencial, em diferentes espaços do Museu. As orientações de acesso aos locais serão fornecidas pelo grupo de educadores que receberá os participantes.
A programação diária tem início com uma caminhada pela trilha principal, das 9h30 às 10h15. Em sequência, são oferecidas oficinas temáticas relacionadas à biodiversidade e arqueologia. No turno da manhã, as atividades acontecem das 10h30 às 11h30, exceto o piquenique na sexta-feira, que será das 9h às 12h. No turno da tarde, as oficinas ocorrem das 14h30 às 15h30, exceto a oficina A Ciência da Abelha, que será oferecida às 14h.
Oficinas
Nesta terça-feira, na parte da manhã, participantes de quaisquer idades poderão plantar uma muda aromática utilizando um recipiente reutilizável e levá-la para casa ao final da atividade. À tarde, serão apresentadas as principais partes dos vegetais, por meio de brincadeiras corporais na oficina Brincando com as árvores, voltada às crianças acima de três anos.
A manhã de quinta-feira será marcada pela conversa sobre o universo dos morcegos, para crianças acima de três anos. A oficina Brincando de fazer arqueologia pretende explicar de forma lúdica como funciona o trabalho do profissional dessa área a meninos e meninas de seis anos ou mais.
O último dia da programação reserva um piquenique com arte, às 9h, no espaço da lagoa. A atividade será acompanhada da oficina de confecção de objetos de argila, destinada a crianças com mais três anos. Às 14h, na oficina A ciência da abelha, destinada a crianças de sete anos ou mais, as capacidades e habilidades desse inseto serão explicadas. No horário padrão da tarde, 14h30, o assunto será o trabalho de arqueólogos e restauradores, em uma atividade lúdica para crianças de três anos ou mais.
Cada atividade oferece 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. O público também pode visitar as exposições de arqueologia, botânica, plantas medicinais, jardim sensorial e Presépio do Pipiripau, que tem sessões às 10h, 11h, 14h, 15h30 e 16h30. O viveiro de mudas funciona diariamente até as 15h e a biblioteca até as 16h.
Recomenda-se que os participantes levem a própria garrafinha de água, uma vez que os bebedouros estão operando apenas para reabastecimento de recipientes. Eles também deverão levar o lanche que será consumido no piquenique e em outros momentos desejados, visto que a cantina estará inativa.