Semana do Orgulho LGBT+ tem programação especial no Espaço do Conhecimento
No último sábado, 19 de junho, São Paulo recebeu cerca de 4 milhões de pessoas na 26ª edição da Parada do Orgulho LGBT+. Realizadas no mundo todo, essas manifestações nem sempre foram bem vistas pela mídia, e nem arrastavam as multidões de hoje. Suas raízes estão em momentos de extrema tensão e angústia.
Em 1969, o bar Stonewall Inn, em Nova York, era um local acolhedor, tolerante e que servia de refúgio para a comunidade LGBT+. Mas a paz estabelecida no local começou a ser interrompida pelas batidas policiais cada vez mais constantes. Em 28 de junho, a comunidade que frequentava o lugar se insurgiu contra a perseguição, protagonizando a Rebelião de Stonewall. Após essa primeira marcha pelos direitos, outras começaram a ocorrer anualmente, no mesmo dia. A data de 28 de junho tornou-se o Dia do Orgulho LGBT+.
O Espaço do Conhecimento preparou uma programação especial para celebrar o orgulho LGBT+ com atividades no período de 25 a 30 de junho de 2022. A agenda será aberta no sábado, 25, às 14h, com uma edição especial do Sábado com Libras que abordará a A diversidade na história. O objetivo da oficina é informar sobre a vida, os feitos e as invenções de personalidades LGBT+, algumas delas são membros da comunidade surda. Também serão ensinados termos e expressões do universo LGBT+ na Língua Brasileira de Sinais.
Na terça-feira, 28, às 10h, será publicado o texto Gênero, sexualidade e linguagem, no blog do Espaço. Trata-se de uma reflexão sobre os três eixos propostos, considerando os temas abordados na mediação da exposição permanente Demasiado Humano.
Teste interativo
No dia seguinte, 29, às 14h, o projeto Hoje é Dia de Quiz publicará um teste interativo nos stories do perfil do museu no Instagram com o tema A comunidade e sua história . A proposta é que o público avalie seus conhecimentos sobre aspectos da comunidade LGBT+.
Encerrando a programação, no dia 30, às 12h, o projeto Pílulas do Conhecimento lança o episódio do podcast Gênero, sexualidade e linguagem, no blog do Espaço. No episódio, será realizada a adaptação das reflexões publicadas no texto homônimo para o formato de áudio.
Até o fim do mês, das 19h às 22h, o museu exibe, em sua fachada digital, a bandeira da comunidade LGBT+. O Espaço do Conhecimento UFMG está localizado na Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte.
Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site do Espaço e em seu perfil no Instagram.