Seminário aborda desafios que deverão ser enfrentados pelo próximo presidente eleito
O PEX Network, grupo de pesquisa vinculado ao Centro de Estudos Legislativos da UFMG que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados na formação e funcionamento do Poder Executivo, promove nesta sexta-feira, 21 de outubro de 2022, o seminário Presidência, gabinete e burocracias. O objetivo é abordar a situação atual da democracia brasileira e os desafios para o próximo governo federal eleito.
Relações entre poderes
Segundo a coordenadora do PEX, a professora Magna Inácio, do Departamento de Ciência Política da UFMG, as temáticas passam por desafios no campo institucional, como a formação do gabinete presidencial e a relação entre os poderes. “Serão debatidas questões como a garantia de direitos e execução de políticas públicas em diferentes áreas, identificando problemas e aspectos políticos, administrativos e institucionais da execução dessa agenda futura”, detalha.
Os especialistas convidados para o seminário vão apresentar um balanço dos governos brasileiros recentes e seus impactos sobre as políticas públicas, as relações institucionais e a organização interna do Poder Executivo nesse período. “Faremos análises sobre o que esse cenário oferece na forma de problemas a ser enfrentados, condições político-institucionais que precisam ser construídas e o impacto desses desafios para a democracia brasileira”, conclui a professora.
No site do PEX, é possível acessar a programação e a lista de convidados do seminário, além do formulário de inscrição.