Seminário promovido pela EBA reúne expoentes da animação francesa e latino-americana
O curso de Cinema de Animações e Artes Digitais (CAAD) e o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) da UFMG vão promover, de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2021, o 2º Seminário internacional pesquisas em animação: Cinema & poéticas tecnológicas. O evento, gratuito e aberto ao público, será transmitido pelo YouTube. Para se inscrever, os interessados devem preencher formulário eletrônico.
Instituído em 2018 pelos professores Maurício Silva Gino e Mariana Tavares, o seminário tem o objetivo de evidenciar pesquisas em animação e discutir as diversas aplicações dessa linguagem e técnica no campo das artes e a sua interlocução com a memória e as poéticas digitais. No primeiro evento foram apresentados mostras de filmes, palestras e lançamento de livro.
Nesta segunda edição, o seminário ganhou dimensão internacional e aproveitou o formato remoto para reunir pesquisadores e realizadores de diversos países, como Argentina, Chile, Peru, França, Colômbia e Portugal, além de outros estados brasileiros. Ao todo, serão realizadas 28 palestras, dois lançamentos de livros e a performance Enxame, do artista visual Henrique Roscoe, criada exclusivamente para o encerramento do evento.
Ao longo da semana, o público poderá conhecer a história da animação no Chile, assistir a filmes de animadoras brasileiras que participam do projeto pioneiro Movimento mulher anima e acompanhar uma retrospectiva dos 50 anos da animação pernambucana. Outros temas em discussão são a crise na Cinemateca Brasileira e o pioneirismo do ensino da animação no Brasil protagonizado pela Escola de Belas Artes da UFMG.
Destaques
Entre os convidados está o renomado animador francês Michel Ocelot, diretor de clássicos da animação mundial, como Kirikou e a feiticeira (1998) e Príncipes e princesas (2000). Em seu mais recente filme, Dilli em Paris, lançado em 2018, Ocelot presta uma homenagem a Santos Dumont, o pai da aviação. A conversa com o cineasta será mediada pelo animador e idealizador do Festival Anima Mundi, Marcos Magalhães.
Outro importante animador francês que participará do seminário é Sylvain Chomet, autor do premiado As bicicletas de Belleville (2013). Ele vai conversar com o professor Antônio Fialho, da UFMG.
A animação latino-americana também será representada por nomes como o argentino Alejandro González, diretor do Anima – Festival Internacional de Animação de Córdoba – e o professor Ricardo Arce, especialista nos estudos da história da animação colombiana.
Durante o evento, será lançado o livro Pesquisas em animação: cinema & poéticas tecnológicas (Editora Ramalhete), organizado por Maurício Gino e Mariana Tavares. A publicação traz resultados das pesquisas apresentadas na primeira edição do evento. O livro ficará disponibilizado gratuitamente no site do curso a partir do lançamento.
Mais informações sobre a programação poderão ser consultadas no site do seminário. Haverá emissão de certificado.