Setembro Azul: Espaço do Conhecimento prepara programação inclusiva
O Espaço do Conhecimento promove programação inclusiva no mês que celebra datas importantes, como o Dia Mundial da Língua de Sinais, em 10 de setembro, e o Dia Nacional dos Surdos, dia 26. O 30 de setembro é o Dia Internacional do Surdo e o Dia Internacional do Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais. Durante o Setembro Surdo, ou Setembro Azul, o espaço abrigará atividades acessíveis e eventos dedicados ao debate de pautas da comunidade surda.
A fachada digital do Espaço ficará iluminada de azul durante todo o mês, das 18h30 às 22h30. A cor azul remete à Segunda Guerra Mundial, quando pessoas com deficiências, incluindo as auditivas, eram identificadas pelos nazistas com uma faixa azul no braço e encaminhadas para a execução. Desde 1999, a fita azul passou a ser usada pela comunidade surda como um símbolo de orgulho e resistência.
Debates, oficinas, exposições e 'stand up'
Discussões acerca das vivências de pessoas com necessidades especiais terão espaço no Papo em pauta: experiências afetivas em acessibilidade e inclusão, encontro on-line (via plataforma zoom) que será realizado em 13 de setembro, às 19h, com presença da professora Sônia Caldas Pessoa, do Departamento de Comunicação. O ensino da literatura surda na formação dos professores surdos e ouvintes, por sua vez, é assunto do projeto Educação na praça, que ocorre presencialmente no Espaço.
Diversas oficinas integram a agenda do mês. Classificadores na Libras tratará dos classificadores, artifícios da linguagem Libras utilizados para descrever objetos, movimentos, direções, contar histórias e narrar situações. Esses mecanismos serão experimentados na prática, por meio de exercícios e jogos. Brincadeiras também serão exploradas na oficina Tabuleiro acessível, que estimula a participação da comunidade surda na prática de jogos de tabuleiro e RPG (roleplaying game).
O público poderá, ainda, visitar exposições presencialmente ou on-line e assistir, no dia 24, a partir das 17h, ao show de stand up do comediante surdo mineiro Tales Nogueira. A programação do museu inclui encontros on-line sobre astronomia, atividades diurnas e noturnas de observação de astros, além das sessões do planetário, com retorno da sessão comentada O céu de Belo Horizonte. Também será divulgado pela internet o calendário astronômico, com conhecimentos de astronomia e fenômenos celestes que ocorrem neste mês.
Retirada de senhas
A entrada para as atividades será por ordem de chegada. Os participantes devem retirar as senhas na recepção. Inscrições são necessárias apenas para o encontro Educação na praça e devem ser feitas por formulário que será divulgado no site, onde está disponível a programação dos eventos.