Sexta, às 15h: 'Mulheres na ciência', da Fundep, debate maternidade e pesquisa
A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e o State Innovation Center promovem, na próxima sexta-feira, 13 de maio de 2022, a partir das 15h, a sétima edição do evento Mulheres na ciência. Com o tema Pesquisadoras e mães, o evento, aberto ao público e gratuito, será transmitido pelo canal da fundação no YouTube. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla, mesmo site onde serão emitidos certificados para os ouvintes.
O encontro terá participação da professora Adriana Neumann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e da mestranda na UFMG Gisele da Mata, embaixadoras do projeto Parent in Science, que discute paternidade e maternidade na ciência brasileira. A inclusão, em 2021, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do registro de licença-maternidade das pesquisadoras cadastradas na Plataforma Lattes é fruto da iniciativa.
Também estarão presentes no evento Gilliane Trindade, professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, Carolina de Souza, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Luana Moraes, diretora executiva da ImunoTera Soluções Terapêuticas. A mediação será feita pela chefe de comunicação do State Innovation Center, Luana Aquino.
Equidade de gênero na ciência
Sobre o impacto da maternidade na carreira, Gilliane Trindade relata: "Faço coro a todo o grupo de mulheres que viram suas atividades se tornarem tão difusas que não seria possível ter um momento para se concentrar e correr atrás de um projeto. Deixei de ir a todos os congressos da minha área por vários anos". E acrescenta: "Só recentemente reconquistei um tempo para fazer coisas que trazem prazer e que nos lembram que nós, mulheres, também existimos para além da maternidade ou de uma carreira".
"A valorização de mães pesquisadoras e cientistas contribui para a permanência e progressão dessas mulheres em início de carreira acadêmico-científica e auxilia na regulação das métricas de avaliação em todas as áreas da ciência", reflete Gisele da Mata sobre as ações que promovem equidade de gênero na ciência.
Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site da Fundep.