Sexta, às 20h: Conservatório retoma série de concertos de música eletroacústica
O Conservatório UFMG retoma série de concertos de música eletroacústica nesta sexta-feira, 27 de maio de 2022, às 20h. O Circuito contemporâneo, projeto do Espaço de Criação e Invenção Sonora (Ecris), visa divulgar, gratuitamente, produções contemporâneas de vertentes da mídia eletrônica.
Neste primeiro evento de 2022, serão apresentadas obras do compositor argentino Mario Mary, dos britânicos Manuella Blackburn e Jonty Harrison e do português João Pedro Oliveira. Os concertos ocorrem no estúdio de música eletroacústica do Ecris, instalado no Conservatório.
Equipado com sistema de som de 12 canais, o estúdio oferece uma experiência imersiva, em que sons circulam em torno do ouvinte. Sal (1961), de Mary, Kitchen alchemy (2007), de Blackburn, Petals (2016), de Oliveira, e Klang (1982), de Harrison, estão no repertório do concerto do dia 27.
Concertos mensais
O Espaço de Criação e Invenção Sonora (Ecris), antigo Centro de Pesquisa e Música Contemporânea, propõe o fomento e a divulgação da criação contemporânea desde 2017. O Ecris promove concertos mensais por meio do projeto Circuito contemporâneo, que valoriza o repertório da música eletroacústica. As apresentações, sempre gratuitas, são realizadas sempre na última sexta do mês.
O espaço funciona como sala de aula para as disciplinas relativas à área de música e/ou tecnologia, abriga concertos de repertório contemporâneo – com produções acusmáticas ou de música mista – e abriga laboratórios para alunos do curso de Composição, que se dedicam à pesquisa e à criação com meios tecnológicos.