Sexta, às 20h: Peças de Henrique Oswald e Aleksandr Scriabin serão executadas em piano e contrabaixo no Conservatório
O Conservatório UFMG vai receber o pianista Marco Rapetti e o contrabaixista Fausto Borém nesta sexta-feira, 16 de setembro de 2022, para recital em celebração dos 170 anos de Henrique Oswald e dos 150 anos de Aleksandr Scriabin.
Borém e Rapetti descobriram na internet que tinham em comum a paixão pela obra musical de Henrique Oswald, que era considerado por Villa-Lobos o melhor compositor do Brasil.
O repertório contém obras-primas dos dois compositores românticos, incluindo a primeira audição no país de uma sonata póstuma do russo Scriabin, que Rapetti descobriu e restaurou.
Trajetórias
Marco Rapetti é mestre em piano pela Juilliard School, em Nova York, com bolsa da Fulbright. Recebeu os prêmios W. Kapell Competition (Washington) e RAI Chamber Music Competition (Itália). Apresentou-se em vários países da Europa, na América no Norte, Austrália e no Japão como recitalista, camerista e à frente de orquestras regidas por Roberto Tolomelli, Joel Sachs, Bruno Ferrandis, Stephen Radcliffe, Simone Bernardini, entre outros. Atualmente, é professor no Festival Chopin, em Paris, no Festival de Raridades do Piano, na Alemanha, e no Conservatório de Florença. Ele faz estudos de pós-doutorado sobre Henrique Oswald na Universidade de Florença.
Fausto Borém é professor do Departamento de Instrumentos e Canto da Escola de Música da UFMG, onde criou a pós-graduação stricto sensu em Música e o periódico Per Musi. Como solista no contrabaixo, tem representado o Brasil nos principais eventos internacionais do contrabaixo acústico, em Berlim, Paris e Londres, e nas principais universidades nos Estados Unidos. Como contrabaixista acompanhante, tocou com músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Yoel Levi e Arnaldo Cohen e com músicos populares como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Juarez Moreira e a banda Skank.
Repertório
Parte 1 | Henrique Oswald (1852-1931)
Il neige! (Neva!), para piano solo (1902)
Elegia, para contrabaixo e piano (1897; transcrição de Fausto Borém)
Sonata op.21, para contrabaixo e piano (1898-1901; transcrição de Fausto Borém)
Allegro agitato
Romanza, adagio
Molto allegro
Parte 2 | Aleksandr Scriabin (1872-1915)
Romance, para contrabaixo e piano (1890; transcrição de Marco Rapetti e Fausto Borém)
Sonata em mi bemol menor, para piano (1889-1892; restauração e edição de Marco Rapetti)
Allegro appassionato
Andante
Presto
Vers la flamme (Dentro das chamas), para piano (1914)