Sexta, às 20h: ópera audiovisual inspirada em profecias bíblicas será apresentanda no Conservatório
Exibida pela primeira vez no Brasil, a ópera audiovisual A 70ª semana, de João Pedro Oliveira, é a atração da noite desta sexta-feira, 14 de outubro de 2022, no Conservatório UFMG. O show terá início às 20h, no estúdio de música eletroacústica (sala 3).
A apresentação integra a série Circuito Contemporâneo, que reúne concertos mensais, com apoio do Espaço de Criação e Invenção Sonora (Ecris), vinculado à Escola de Música. A série leva ao público belo-horizontino a produção contemporânea no campo da mídia eletrônica, em suas mais distintas vertentes.
A ópera é reinterpretada por meio de projeção em tela e se vale de várias imagens e sons gerados por computador, bem como de intervenções vocais e movimentos de dança pré-gravados. Produzida de março de 2021 a setembro de 2022, a peça foi demandada pelo Ministério da Cultura (DGArtes) de Portugal. Contou ainda com o apoio do Manitou Fund (USA), mpmp – Património Musical Vivo (Portugal), da Universidade de Aveiro (Portugal) e da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA).
Criação
A inspiração para o trabalho foi o Livro de Daniel, um dos textos enigmáticos da Bíblia. Algumas das oito cenas que constituem a peça são representações imaginadas dos eventos descritos no livro; outras cenas são interpretações simbólicas. Os textos utilizados são transcrições diretas dos escritos originais, cantadas em latim, hebraico e aramaico.
A ópera audiovisual abarca eventos da vida de Daniel e seus companheiros, além das três principais profecias que eventualmente ainda não foram cumpridas. A 70ª semana descrita no livro é uma dessas profecias e se refere a um estado de guerra permanente, sacrilégio e destruição, que finalmente levará a uma transformação milagrosa do mundo num novo espaço de paz e justiça. Essa passagem é retomada no Livro do Apocalipse, na Bíblia.
A entrada é gratuita e aberta ao público geral, com distribuição de senhas meia hora antes do início da apresentação. A ocupação do espaço, que comporta 30 pessoas, será por ordem de chegada. O trailer da peça pode ser assistido na internet.