Sexta, às 8h30: Medicina personalizada e farmacogenômica é tema de ciclo de palestras na Faculdade de Farmácia
Na próxima sexta-feira, 9 setembro de 2022, temas da área da saúde e das ciências biológicas serão tratados no Ciclo de Palestras em Medicina Personalizada e Farmacogenômica. A atividade é promovida pelo Programa de Pós-graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica, pelo Laboratório de Farmacogenômica da Faculdade de Farmácia e pelo Centro Colaborador do SUS para Avaliação de Tecnologias e Excelência em Saúde (CCATES), todos da Faculdade de Farmácia.
As atividades serão realizadas no Auditório da Unidade, com transmissão pelo canal do CCATES no YouTube. Os participantes que se inscreverem para o formato remoto receberão o link de acesso, enviado por e-mail. A abertura, às 8h30, será feita pelo professor Augusto Guerra, do Departamento de Farmácia Social. As discussões ocorrerão em sequência, com pausas para almoço e coffee breaks.
Tecnologias e aplicações
Serão discutidos temas como diversidade genética, eventos adversos de medicamentos, tecnologias de sequenciamento genômico e suas aplicações no dia a dia do sistema de saúde, além dos desafios para o desenvolvimento de produtos. As aplicações da medicina personalizada e prática clínica na oncologia e as perspectivas da técnica CRISPR no tratamento de doenças neurológicas também estão entre os tópicos que vão orientar as palestras.
A programação está disponível no formulário de pré-cadastro, por meio do qual os interessados devem se inscrever. A atividade é voltada, sobretudo, a acadêmicos e profissionais das áreas relacionadas ao tema. A participação é gratuita.
Palestrantes
Entre os palestrantes estão os professores Vinícius Ribas, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Karina Braga, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, e Débora Costa, do Departamento de Produtos Farmacêuticos, ambas da Faculdade de Farmácia. As discussões também serão conduzidas por pesquisadores do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, da Companhia Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica (Bionovis), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), dos laboratórios GnTech e Personal Diagnóstica e profissionais de empresas como a Illumina.