Simpósio internacional discute relações entre a filosofia e o teatro gregos
De 2 a 4 de fevereiro de 2022, será realizada a oitava edição do Simpósio Internacional de Estudos Antigos, atividade bienal promovida pelo Grupo de Filosofia Antiga da UFMG. O tema desta edição é Sócrates, Eurípides, Aristófanes e Nietzsche – diálogos interdisciplinares, sob os auspícios de Dioniso, que será explorado por 35 professores pesquisadores do Brasil e exterior. Eles vão discutir questões filosóficas e literárias com base em obras dos quatro filósofos e dramaturgos, assim como a própria demarcação entre essas áreas, bem mais imbricadas no período clássico grego.
No texto de apresentação, a professora Maria Cecília Coelho, que coordena esta edição, afirma que “conceitos-chave como racionalidade (e irracionalidade), moralidade e experiência emocional são necessários para a compreensão da(s) imagem(ns) de Sócrates, um dos grandes nomes e modelos de filósofo, com foco na Antiguidade e na sua recepção na contemporaneidade. E, para tanto, analisar a sua conexão com esses outros pensadores (Aristófanes, Eurípides), também à luz de Nietzsche, é de suma importância".
O simpósio de 2022 é dedicado aos professores Jacyntho Lins Brandão, emérito da UFMG, tradutor e pesquisador, e Marcelo Marques (in memoriam), em razão do importante trabalho de ambos no estímulo aos estudos da literatura e da filosofia gregas na UFMG.
A participação (via plataforma Zoom) é gratuita e aberta ao público. Outras informações estão disponíveis no site do evento.