Terça, às 19h30: Coral Ars Nova apresenta repertório inspirado em Fernando Pessoa e Cassiano Ricardo
Na noite desta terça-feira (20 de setembro de 2022), o Ars Nova – Coral da UFMG sobe ao palco do auditório do Conservatório UFMG para apresentar novo repertório ao público. A nova série de concertos, Versos e claves, reúne composições que revisitam obras de poetas como Fernando Pessoa e Cassiano Ricardo. A apresentação, com início às 19h30, integra a programação da série de concertos Conexões musicais, que traz a Belo Horizonte artistas convidados de outras instituições e estados.
O evento é aberto ao público geral, e a entrada é gratuita. A ocupação do espaço, com capacidade para até 220 pessoas, se dará por ordem de chegada.
O coro vai apresentar as obras Liberdade, poema lúdico e irreverente musicado por Ronaldo Miranda em 1986, e Cantigas. Ambas são inspiradas nas escritas de Fernando Pessoa. A primeira trata de temas como a liberdade e o direito de desejar, de escolher e de adiar uma decisão. Foi escrita em 1986 para ser peça de confronto no 10º Concurso de Corais do Rio de Janeiro, organizado pelo Jornal do Brasil. A segunda reúne três peças curtas, inspiradas em modinhas brasileiras, compostas por João Carlos Rocha no ano de 2009.
Da autoria de Cassiano, destaca-se A 1ª Missa e o papagaio, poema em referência ao clássico quadro de Victor Meirelles, que retrata a catequização imposta aos nativos no Brasil do século 16. No poema, Cassiano aborda, com humor, o tema do primeiro conflito da cultura portuguesa com a cultura indígena brasileira. Osvaldo Lacerda, responsável pela composição musical, acompanha a proposta dos versos e utiliza recursos sonoros que se transformam em verdadeiras caricaturas das imagens criadas pelo poeta.