Terceira temporada da mostra 'Sertão mundo' tem novas instalações
O Espaço do Conhecimento UFMG oferece mais uma temporada da exposição virtual Sertão mundo, com novas instalações. Duas delas têm produções do músico Celso Adolfo. Outras duas instalações contam com trabalhos do músico e documentarista Makely Ka. A quinta instalação reúne cinco podcasts com trechos do projeto Cartas para João (de Daniella Guimarães de Araújo e Tânia Alves), gravados por apreciadores da obra de Guimarães Rosa.
Concebida para o ambiente virtual, a mostra é inspirada no sertão, universo característico da obra do escritor João Guimarães Rosa, que serve de cenário para as diversas questões suscitadas pelo autor em suas histórias, como o amor, o medo, o sentido da vida e a dúvida. Por meio de uma viagem pelo ambiente rosiano e por diferentes interpretações (sonoridades, bordados, dança, culinária, brincadeiras, artes visuais e literatura), a exposição leva o público a apreciar escutas e vozes de múltiplos sertões.
Segundo a professora Diomira Faria, diretora científico-cultural do Espaço do Conhecimento UFMG e uma das curadoras da exposição, “a ideia é trabalhar a nossa sensibilidade a partir de tudo que esses sertões representam e nos oferecem, não apenas o sertão geográfico que começa em Minas, lá em Cordisburgo, a cidade onde Guimarães nasceu, mas o sertão que vai para o mundo e volta pra dentro da gente. Foi nesse sentido que concebemos a exposição em formato de um mapa, por meio do qual cada visitante tem a oportunidade de fazer sua própria travessia e voltar a si mesmo, pois o sertão está dentro da gente”, reforça Diomira.