Terça, às 19h30: Trio Flor interpreta Schubert, Casals e Chiquinha Gonzaga no Conservatório
O Trio Flor, formado pela mezzo-soprano Aline Magalhães e pelas sopranos Emanuelle Cardoso e Letícia Muniz, sobe ao palco do Conservatório UFMG na próxima terça, 16 de agosto de 2022, às 19h30, para uma apresentação no âmbito do projeto Conexões musicais. A iniciativa abre espaço para artistas de outras instituições e estados. A pianista Isabella Santos também participa do concerto.
O grupo vocal feminino, criado em 2022 na capital mineira, interpreta composições de Schubert, Pauline Viardot, Pablo Casals e dos brasileiros Edino Krieger e Chiquinha Gonzaga. O compositor Tiago Prado produziu uma peça especialmente para o grupo.
Trajetórias
Bacharelanda em música pela UFMG, Aline Magalhães é contralto do Coro Madrigale e do Ars Nova – Coral da UFMG. Participou da montagem das óperas La bohème, de Giacomo Puccini, e La traviata, de Giuseppe Verdi, e da cantata de J.S. Bach. Foi uma das idealizadoras de três edições do Recital das Minas, projeto dedicado à performance de obras escritas por mulheres. Atualmente, prepara-se para interpretar a segunda dama da ópera A flauta mágica, de Mozart, no Ópera Studio da UFMG.
Emanuelle Cardoso é bacharel em canto pela UFMG. Já interpretou Servilia, na ópera La Clemenza di Tito, de Mozart, e Bergère, em L’enfant et les sortilèges, de Ravel. Também atuou como solista em concertos e cantatas como Carmina Burana e Catulli Carmina, de Carl Orff, e em obras de Bach, Vivaldi, Mozart e Brahms, entre outros. Venceu o concurso Jovem Músico BDMG e recebeu a premiação Carla Maffioletti na edição brasileira do Concurso Internacional de Canto Linus Lerner. Também integra o Coro Madrigale e ensina canto lírico, popular e percepção musical. Atualmente, rege os corais Campus em Canto, do Núcleo de Música Coral da UFMG, e Sicoob Credicom.
Letícia Muniz é cantora, professora de canto, preparadora vocal e mestranda no Programa de Pós-graduação em Música da UFMG, sob orientação da professora Jussara Fernandino. Atualmente, recebe orientação vocal particular da professora argentina Lorena Espina. Tem formação em piano e em teatro e atuou como atriz e cantora em peças de Nelson Rodrigues e Maria Clara Machado. Cantou o papel-título da ópera Bastien und Bastienne e de La Clemenza di Tito, de Mozart. É uma das idealizadoras do Recital das Minas. Também canta no Ars Nova, é chefe de naipe e segundo soprano. Junto com Aline, interpreta, neste ano, a primeira-dama da ópera A flauta mágica, de Mozart.
Como medida de prevenção à covid-19, a UFMG mantém o uso obrigatório de máscaras. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-8300.