Último dia do 54º Festival de Inverno tem programação dedicada à contemplação do céu; concerto do Ars Nova também é destaque
O último dia do 54º Festival de Inverno – sábado, 23 de julho de 2022 – terá atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento. Sessões de filmes no planetário serão realizadas das 11h às 20h. Integram a programação oficina de Libras para crianças, concerto do Ars Nova-Coral da UFMG e uma observação noturna do céu.
Cinema imersivo
No planetário, todo o ambiente se transforma em um cinema imersivo, com sensação de profundidade e envolvimento. A exibição de O segredo do foguete de papelão inicia a programação às 11h. De classificação livre e duração de 40 minutos, o filme narra a viagem imaginada por crianças pelo Sistema Solar em um foguete de papelão. Acompanhados de um livro falante, os pequenos passam por Vênus, Júpiter e Saturno, onde conhecem suas belezas e perigos.
Às 13h, será exibido Arqueoastronomia maia. Em uma imersão em seis templos maias – San Gervasio, Chichén Itzá, Uxmal, Edzná, Palenque e Bonampak –, o espectador descobrirá a importância das suas orientações em relação ao movimento de alguns astros como o Sol, a Lua e Vênus. O curta, com duração de 20 minutos, é indicado para maiores de oito anos.
Às 16h, o documentário Inconfidências propõe uma reflexão sobre a atividade mineradora no estado de Minas Gerais e seus impactos ao longo dos anos. O filme, produzido pela equipe de Audiovisual do Espaço do Conhecimento, é dirigido pelo professor Maurício Gino, da Escola de Belas Artes. Feito em formato fulldome, o filme tem duração de 40 minutos e é recomendado para maiores de 12 anos.
Da Terra ao Universo, às 18h, trará ao espectador imagens dos vários mundos no Sistema Solar e outras galáxias. Como descreve o diretor Theofanis N. Matsopoulos, o filme "tem visuais deslumbrantes, que falam por si mesmos e mostram até que ponto a ambição da humanidade nos levou em termos de observação e compreensão do Universo". Por abordar conceitos e teorias que exigem abstração, o curta, de 30 minutos, é recomendado para maiores de 12 anos.
Encerrando a programação, às 20h, Dois pedacinhos de vidro contará a história do telescópio, desde a luneta de Galileu até os instrumentos modernos de observação astronômicos. Serão apresentados os diversos tipos de telescópios, destacando a importância deles para o conhecimento que temos do Universo hoje. Também recomendado para maiores de 12 anos, o filme tem 30 minutos de duração. Todas as sessões exigem retirada de ingressos na recepção do Espaço.
Libras, concerto de MPB e observação noturna
Ao longo do dia, serão realizadas atividades gratuitas e abertas ao público. Às 14h, o Espaço oferece uma oficina para crianças maiores de 6 anos e adolescentes em que serão apresentados os sinais básicos da Linguagem Brasileira de Sinais por meio de exercícios e jogos. Com limite de 15 participantes, o evento exige ingresso, que deve ser retirado na recepção do museu. Para participar, não é necessário conhecer a Libras.
Às 17h, o Ars Nova-Coral da UFMG realiza concerto com repertório formado por várias canções populares, como Apesar de você, de Chico Buarque, e um medley de Milton Nascimento, arranjado pelo Maestro Lincoln Andrade e apresentado como homenagem ao encerramento da carreira do músico. O evento, que não exige ingresso, está sujeito à lotação, e a participação se dará por ordem de chegada.
No terraço astronômico do museu, será realizada, às 19h, a observação noturna do céu. Dois telescópios e um teto retrátil serão os instrumentos usados pelo público para contemplar objetos diversos no céu de Belo Horizonte. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na recepção no dia do evento, a partir das 17h30. A capacidade do ambiente é para 70 pessoas.
Informações sobre a programação estão disponíveis no perfil do Espaço do Conhecimento no Instagram ou podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-8350.