Cursos

Últimos dias de inscrições para o curso de férias de mandarim

Ver cartaz do evento >

O Instituto Confúcio da UFMG está com inscrições abertas para o curso de férias de mandarim, que ofertará 20 vagas para os níveis Básico I e Básico II, sempre on-line. As aulas, com início no dia 24 de janeiro e término no dia 18 de fevereiro de 2022, ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h, pela plataforma Zoom.

O curso tem o objetivo de oferecer às comunidades interna e externa a possibilidade de aprender o idioma e participar de atividades com foco na cultura chinesa. As inscrições, que seguem até o dia 24 de janeiro, devem ser feitas no site da Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep).

O nível Básico I prevê o estudo do sistema fonético (consoantes, vogais e seus tons), dos modos de cumprimentar, se apresentar e solicitar informações básicas, da escrita de caracteres chineses básicos e de descrições relacionadas a profissões. As aulas também abordarão aspectos culturais, como as festas tradicionais chinesas, a cultura dos nomes próprios e a comunicação familiar. 

O nível Básico II, por sua vez, inclui temas como compras, pedidos em restaurantes, organização de atividades, encontros, viagens e descrição de personagens. Além disso, o curso abordará os festivais chineses, o mercado chinês, os títulos, o sistema educacional e os métodos de comunicação do país asiático. 

Com 52 horas-aula, o nível Básico I não tem pré-requisito. Para o Básico II, é necessário que o estudante tenha concluído o Básico I ou sido aprovado em teste de nivelamento. Das 20 vagas ofertadas para cada módulo, duas são destinadas gratuitamente a alunos da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). 

O investimento é de R$ 300 para a comunidade da UFMG, da Universidade de Viçosa (UFV) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Para a comunidade externa, o valor é de R$ 450. 

Mais informações podem ser encontradas no site do Instituto Confúcio.

Idioma e cultura
O Instituto Confúcio é resultado de parceria entre a UFMG, o Confucius Institute Headquarters (Hanban) e a Huazhong University of Science and Technology (HUST), localizada na cidade de Wuhan, na China. 

Criado em 2013, o Instituto tem ofertado aulas de mandarim, atividades culturais chinesas, bolsas de estudo na China e aplicação de testes de proficiência no idioma. 

Descrição Imagem
Mandarim já é o principal dialeto falado na China e o segundo idioma com mais falantes no mundo Pixabay | PublicDomainPictures