Práticas, competências e desafios da Ciência Aberta são tema da Semana do Bibliotecário
A sexta edição da Semana do Bibliotecário, de 25 a 28 de abril, será integralmente on-line, com transmissão pelo canal da Biblioteca da Escola de Ciência da Informação (ECI) no YouTube. Serão duas lives por dia, às 9h30 e às 14h, sobre assuntos relacionados à temática geral, que é O papel do bibliotecário na Ciência Aberta: práticas, competências e desafios.
O acesso ao evento é gratuito, sem necessidade de inscrição. Ouvintes de qualquer uma das palestras receberão declaração de participação após o preenchimento da lista disponibilizada no chat.
Professores e pesquisadores da área, como Adriana Carla Silva de Oliveira, Wellington Marçal de Carvalho, Gildenir Carolino Santos e André Ditomaso, vão falar sobre as possibilidades de atuação dos bibliotecários na Ciência Aberta e propor reflexões acerca de questões atuais da profissão.
Conhecimento científico mais acessível
A Ciência Aberta é uma proposta de mudança nos processos de construção e acesso ao conhecimento científico, com o objetivo de tornar a pesquisa e os dados científicos acessíveis a todos. De acordo com a Unesco, seu objetivo é “aumentar as colaborações científicas e o compartilhamento de informações para o benefício da ciência e da sociedade”.
O objetivo da série de encontros da Semana é discutir novos olhares sobre os processos de tratamento, preservação, disseminação e uso da informação científica. Alguns dos temas são Fontes de informação especializada em africanidades, Stakeholder e a gestão da informação: estratégias para o crescimento na área de produto e Design thinking para bibliotecas e comunidades.
Mais informações estão no perfil da Biblioteca da ECI no Instagram.