Turismo em tempos de crise sanitária é tema de evento nesta semana
A coordenação do colegiado de graduação em Turismo e a empresa júnior Território promoverão, de 9 a 11 de novembro de 2021, a 18ª Semana do Turismo. Com a temática Planejamento e gestão territorial do turismo em tempos de crises sanitárias, o evento, que foi adiado devido à pandemia, é gratuito e será realizado pela plataforma Zoom. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição pelo Sympla.
A atividade propõe uma reflexão sobre a complexidade que envolve o turismo, por meio do diálogo e da construção crítica entre professores, alunos e a diversidade de sujeitos que compõem a sociedade. Para isso, serão expostas análises sobre a importância da abordagem territorial, o que contribui para avaliar o turismo como fenômeno político, social, ambiental, ético, cultural e econômico com ampla potência de impactos positivos e negativos.
Durante a pandemia, as desigualdades sociais, culturais, econômicas, ambientais e políticas do país ficaram ainda mais evidentes. O retorno do turismo, organizado de acordo com os princípios do capitalismo e do neoliberalismo, tem contribuído para o aumento da opressão e de conflitos. Além disso, as políticas públicas criadas pelo Ministério do Turismo não têm sido capazes de contribuir de forma decisiva para o reordenamento responsável da atividade e a regeneração dos territórios.
De acordo com a organização evento, governos de estados e municípios também encontram severas dificuldades para traçar políticas públicas benéficas para a reorganização das atividades do turismo de modo ético e responsável, respeitando a diversidade de interesses dos atores sociais.
Minicursos, mesas-redondas e seminários compõem a programação. Entre os participantes do evento estão Alessandra Rosa e Rosiene dos Santos, ambas da Comunidade Quilombola dos Kalunga, Priscila Rios, da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), e Talita Regina, diretora do Setor de Viagens e Eventos da MRV.
Detalhes da programação podem ser encontrados no site da Território.