Aumento de casos graves de covid-19 entre pessoas mais jovens alerta especialistas
No programa Expresso 104,5, o professor da Faculdade de Medicina Vandack Nobre falou sobre as mudanças no perfil dos infectados
Na semana passada, o Brasil alcançou o número de 300 mil mortes por covid-19 e, desde então, vem batendo recordes nos levantamentos diários, chegando a mais de 3700 mortes. Em Belo Horizonte, os leitos de UTI chegaram a mais de 100% de ocupação e o número médio de transmissão por infectado, o fator RT, continua em alerta. Mas o fato é que os profissionais da linha de frente e pesquisadores perceberam uma mudança no perfil de hospitalizações e mortes por covid-19: há um claro aumento de casos graves entre pessoas mais jovens.
Segundo dados do Observatório da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz, as internações de pessoas de 30 a 59 anos cresceram mais de 500% e os casos em pessoas com menos de 30 anos também aumentaram consideravelmente, numa variação de mais de 200%. Os adultos jovens são o grupo mais preocupante.
Nesta quarta-feira, 31, o programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, recebeu o professor Vandack Nobre, da Faculdade de Medicina da UFMG, doutor em infectologia e medicina tropical, para falar sobre as mudanças no perfil dos infectados pela covid-19.