Comissão de sindicância vai apurar responsabilidades sobre festa não autorizada
Em nota, Conselho Universitário repudiou evento de grande porte, realizado no dia 28 de abril, que trouxe grandes transtornos para a comunidade acadêmica
O Conselho Universitário decidiu suspender, por tempo indeterminado, a realização de qualquer tipo de festa nos espaços físicos da UFMG e instituiu comissão para revisar a Portaria 153, de 11 de novembro de 2013, que regulamenta o assunto. Reunido nesta quinta-feira, dia 5, o órgão máximo de deliberação da UFMG avaliou os impactos da festa que, no dia 28 de abril, reuniu cerca de oito mil pessoas no campus Pampulha e determinou a abertura de comissão de sindicância para apurar as responsabilidades relacionadas ao episódio.
Em nota à comunidade, o Conselho lembra que o evento, não autorizado, ocorreu sem comunicação formal, “portanto, sem o necessário planejamento, sem infraestrutura sanitária e de segurança, sem controle de acessos e sem garantia da preservação da normalidade das atividades acadêmicas”. No comunicado, o órgão também destaca que a festa contrariou as determinações da própria portaria 153, além de ter confrontado “as determinações da Universidade sobre a manutenção das medidas de biossegurança para o enfrentamento da pandemia ainda em curso”.
Assinada pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que também preside o Conselho Universitário, a nota registra, ainda, que o episódio não reflete a atitude coletiva, responsável e cuidadosa de servidores e estudantes da UFMG: “Lamentavelmente, o evento festivo em questão afetou toda a comunidade universitária do campus Pampulha da UFMG, que se viu prejudicada ou impedida de exercer as suas atividades-fim, que são o ensino, a pesquisa e a extensão".
Leia a íntegra do comunicado.