Meio Ambiente

Acervo de coleções taxonômicas da UFMG é fonte de informações sobre a biodiversidade

CCT reúne cerca de 2 milhões de organismos

O Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG (CCT-UFMG) foi criado em 2015, com o objetivo de reunir os acervos biológicos acumulados de pesquisas desenvolvidas no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB-UFMG) durante décadas. O diretor do Centro, João Renato Stehmann, afirma que o acervo conta com cerca de 2 milhões de organismos de diversas áreas e é uma das principais fontes de informação sobre a biodiversidade nacional e internacional. 

O diretor também ressalta que, atualmente, as coleções biológicas têm maior alcance graças à disponibilização de seus dados na internet. No caso do CCT-UFMG, o acervo e demais informações estão disponíveis no site do projeto. Na mesma página, são agendadas as visitas presenciais ao Centro.  

Em entrevista à TV UFMG, profissionais apresentam as coleções biológicas disponíveis no Centro e destacam sua importância para a conservação de espécies e para pesquisas de diversas áreas. 


Equipe: Amanda Gomes (produção e reportagem), Lucas Tunes (Imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens) e Vitória Brunini (edição de conteúdo)