Curso da Fale associa prática jurídica e linguagem
Especialização é direcionada a bacharéis em Direito e Letras; inscrições seguem abertas até o fim do mês
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Linguagem Jurídica da Faculdade de Letras (Fale) para o segundo semestre deste ano. Destinado a bacharéis em Direito, Letras e áreas afins, o curso visa à capacitação na área da linguagem do Direito e será ministrado a distância.
São oferecidas 40 vagas, das quais 10% são reservadas à participação gratuita de candidatos menos favorecidos economicamente e de servidores da UFMG, com isenção total ou parcial das taxas e mensalidades. As inscrições devem ser feitas até 31 de maio, no site da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep). Após a inscrição, a documentação deve ser enviada por meio do formulário eletrônico específico disponível na página do curso.
A seleção ocorrerá nos dias 5 e 6 de junho, em uma única etapa, classificatória e eliminatória, constituída pela avaliação da justificativa para a realização do curso. A justificativa, que deverá conter de 300 a 400 palavras, será avaliada pelos aspectos da correção formal, que valerá 30 pontos, coesão e coerência textual, também com valor de 30 pontos, e consistência na argumentação, com valor de 40 pontos.
Retórica, argumentação e formação multilinguística
O curso visa promover uma discussão ampla e fundamentada acerca de temas que tocam a prática jurídica do ponto de vista da linguagem como construção social, cultural e normativa. As aulas partem da retórica e da argumentação, avançam para a formação multilinguística e alcançam usos linguísticos contemporâneos.
Organizado de modo dinâmico e flexível, o curso é composto de um bloco de nove disciplinas, ministradas de modo síncrono e assíncrono, para se adaptar à rotina de estudos e de trabalho do público-alvo do curso.
Investimento
O valor do curso é de R$ 6,6 mil, para pagamento à vista. O pagamento pode ser parcelado em 15 vezes de R$ 440 – a primeira parcela deve ser quitada no dia seguinte ao da oficialização da matrícula, exceto se for feita no último dia de inscrição. As demais parcelas devem ser quitadas no dia 10 de cada mês.
O candidato que realizar a inscrição na seleção até as 23h59 do dia 10 de maio terá um desconto de 30% sob o valor integral, acrescido de mais 10% de desconto para o pagamento à vista ou 30% para o pagamento parcelado.
O edital pode ser consultado a seguir e outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail linguagemjuridica.ufmg@gmail.com