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Curso difunde boas práticas de gestão de documentos arquivísticos

Ofertada a distância pela Diarq, segunda edição da formação tem vagas para as comunidades interna e externa

O curso oferece boas práticas de gestão de documentos para preservação da história e memória institucionais
Curso oferece boas práticas de gestão de documentos para preservação da história e memória institucionais Raphaella Dias| UFMG

De 5 a 9 de setembro (até as 17h), estarão abertas as inscrições para a nova turma do curso básico de Gestão de documentos arquivísticos, ofertado pela Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq). Serão 50 vagas para a comunidade externa e 40 para servidores técnico-administrativos e docentes da UFMG.

O curso visa colaborar para a difusão de conhecimento e de boas práticas de produção, utilização e destinação de documentos arquivísticos. Uma gestão adequada de documentos contribui para a eficiência administrativa, economia de recursos, transparência e preservação da história e da memória institucionais.

O processo de seleção será realizado por ordem de inscrição, tendo em vista a grande procura registrada na primeira edição do curso, realizada no primeiro semestre deste ano, quando houve 2.583 inscrições (80,36 candidatos por vaga da comunidade externa e 5,73 candidatos da comunidade interna).

Para se inscrever, o candidato deve preencher formulário eletrônico disponível no site da Diarq com formação, profissão, órgão público ou empresa em que trabalha. No caso dos servidores da UFMG, devem constar formação, vínculo com a Universidade, cargo e unidade de lotação.

A distância
O curso é autoinstrucional, ofertado na modalidade de educação a distância pela plataforma Moodle, com suporte do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e da Pró-reitoria de Recursos Humanos. Serão 30 horas-aula. A formação será realizada de 10 de outubro a 21 de novembro.