Diversidade estética é destaque do Festival de Teatro em Casa BH
Com programação gratuita, evento traz diversão e visa ressignificar o espaço teatral convencional
Festival de Teatro em Casa de Belo Horizonte chega a sua segunda edição, em formato virtual. Espetáculos, experimentos, convidados e um bate-papo integram as atividades, que tem como proposta a reflexão e democratização do acesso ao teatro, além de ressignificar o espaço teatral convencional. A programação gratuita começa nesta quinta, 6, e vai até 13 de maio.
Na primeira edição do festival, em 2019, a ideia era levar espetáculos e espectadores para dentro das residências de BH e, dessa forma, fortalecer a relação entre público e artista, ao envolver o afeto nessa dinâmica. Como tantos outros eventos durante a pandemia de covid-19, o Teatro em Casa decidiu adaptar suas apresentações para o formato digital e encontrou uma maneira de preservar sua essência.
Serão nove espetáculos e um bate-papo, com artistas e companhias de teatro de diferentes estados do país e o espaço de uma residência como elemento essencial das dramaturgias. O evento é uma idealização de Cris Diniz, responsável também pela curadoria, junto com Laís Penna e Stephanie Cunha, e recebe apoio da Lei Aldir Blanc.
Em entrevista ao programa Expresso 104,5 desta quinta-feira, 6, o curador do Festival Cris Diniz explicou a proposta da iniciativa, detalhou sobre a diversidade da programação e ressaltou quais foram os critérios para selecionar os espetáculos, uma vez que o Festival recebeu centenas de inscrições de artistas de vários estados brasileiros. “A gente prezou por uma diversidade estética, então tem trabalho que tem o tom mais circense, tem trabalho que tem o tom mais absurdista, tem trabalho que foi filmado na vertical. A gente tentou pincelar um pouco de vários olhares diferentes”, contou Diniz.
As transmissões ocorrem no canal do Festival de Teatro em Casa BH no YouTube e contam com intérpretes de Libras. A programação completa está disponível no perfil da mostra no Instagram.
Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto
Publicação: Alessandra Dantas