'Domingo no campus' volta a reunir a comunidade com atrações para todos os gostos
Programação do evento, que será realizado no dia 4 de junho, prevê 30 atividades, entre oficinas, piquenique musical e feira de adoção de animais
No próximo dia 4 de junho, a UFMG recebe as comunidades interna e externa para a 20ª edição do Domingo no campus, das 9h às 13h, no campus Pampulha. A programação é dedicada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5. Todas as atividades serão gratuitas e realizadas ao ar livre, em diversos pontos da campus.
Oficinas, aula de forró, passeio com cães, yoga, jogos, brincadeiras, ensaio fotográfico, caminhada e feira de adoção de animais são algumas das cerca de 30 atrações programadas para os públicos de todas as idades.
Conscientização e recreação
Na avenida Mendes Pimentel, próximo à Faculdade de Letras, serão ministradas as oficinas Programa Estação Ecológica e Prevenção a incêndios florestais.
Em frente ao prédio da Fafich, ocorrerá uma dinâmica sobre Roda de capoeira e educação antirracista. Nas imediações, outras rodas de conversas abordarão os temas Qualidade de vida, meio ambiente e bem-estar; Alimentação, saúde e meio ambiente, Segurança dos alimentos e redução do desperdício. No local, o público também poderá visitar o Museu da Matemática e uma feira de adoção de cães e gatos.
O bosque da Escola de Música abrigará o projeto Tô de boa, tô no campus, com brincadeiras, dança, música e esporte, o Circuito de massinhas ComCiências das Minas e o Piquenique musical do Grupo Bambulha. A organização sugere que as pessoas tragam seu lanche, cangas e esteiras para participarem das atividades interativas com os artistas.
Exposição, música e dinâmicas em família
No saguão do prédio da Reitoria, estará instalada a exposição Culturas de resistência – Substratos transformadores. O espaço em frente ao prédio será o local de largada de três atividades: Caminhada no campus, AUmigos de trilha, com cães, e Caça ao tesouro em família.
Aulas de yoga e de defesa pessoal para mulheres e pessoas não binárias serão ministradas no gramado próximo à Reitoria. No entorno, ocorrerão as seguintes atividades: Tabuleiro acessível; Xadrez – integrando pessoas com a vida e Oficina de origami.
No mesmo ponto, o Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia) promoverá a sessão de fotos Mãe é pra brilhar, com direito à produção com maquiagem e cenários montados especialmente para o registro. A Tenda da saúde, atividade do projeto de extensão Telenfermagem: conversando sobre a saúde, e o programa Envelhecimento ativo também acolherão os presentes no local, gratuitamente.
Na Praça de Serviços, ocorrerão a Praça de Astronomia da FaE, a Feira Agroecológica e a Oficina de forró Picaderró.
O acesso por veículos particulares ao campus Pampulha poderá ser feito pelas portarias das avenidas Antônio Carlos e Abrahão Caram. É permitido estacionar livremente dentro do campus.
Outras informações estão disponíveis no site e no perfil da Proex no Instagram e na página do evento no Facebook.