Edição 10/12/2012 Jornal UFMG
Política: O Supremo Tribunal Federal vai retomar agora á tarde a votação sobre a perda do mandato dos três deputados federais condenados no processo do mensalão. Na semana passada, o relator e o revisor do processo divergiram sobre se o STF pode decretar a cassação dos parlamentares ou se esta decisão cabe á Câmara. Esta semana pode ser a última do processo que já dura quatro meses, uma vez que os ministros tentam concluí-lo antes do recesso parlamentar, que começa em dez dias. Ouça reportagem de Soraya Fideles.
Consumidor: Tribunal de Contas da União retoma hoje, às duas da tarde, julgamento do erro na cobrança das contas de luz. Acusação é de que as concessionárias de energia elétrica do país arrecadaram 7 bilhões de reais indevidamente dos consumidores brasileiros devido à falha nos cálculos. Ouça reportagem de Luiz Felipe Nunes.
Economia: Do ensino fundamental ao ensino médio, o preço das mensalidades das escolas particulares de Belo Horizonte tem grande variação e uma pesquisa de custo pode ajudar os pais a gastar menos. A pesquisa do site Mercado Mineiro indica diferença mais expressiva foi na primeira série do ensino fundamental. A escola mais barata cobra trezentos e oitenta e seis reais. Ouça reportagem de Vinícius Luiz.
Educação: Belo Horizonte completa 115 anos nesta quarta-feira repleta de desafios. Um deles é levar educação de qualidade para crianças de zero a seis anos de idade. A história da educação na capital e os desafios para os próximos anos são os temas debatidos hoje na coluna de educação com o Professor Luciano Mendes, coordenador do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, da UFMG. Ouça entrevista concedida à jornalista Soraya Fideles.
Acontece na UFMG: O título de Doutor Honoris Causa, a mais alta honraria concedida pela UFMG, vai ser, pela primeira vez, concedido a uma mulher. A premiada é a professora americana Mildred Dresselhaus, referência em pesquisas sobre carbono e energia. Ouça reportagem de Luiz Felipe Nunes.