Edição 30/11/2012 Jornal UFMG
De olho na cidade A: A Avenida Santos Dumont, na região central de Belo Horizonte, vai ser aberta a partir de amanhã. Desde o dia 15 de maio, a via está fechada para obras do BRT da área central, o que desagradou os comerciantes da região. Eles alegam que as vendas pioraram desde que os ônibus que movimentavam a via pararam de passar pelo local. A reabertura da Avenida foi anunciada pela prefeitura depois de uma solicitação da Câmara dos Dirigentes Lojistas. Ouça reportagem de Emílio Pio.
De olho na cidade B: A Câmara Municipal de Belo Horizonte vai enviar para a prefeitura uma indicação cobrando mais rigor na concessão e autorização de eventos na Rua Sapucaí, que fica no Bairro Floresta em Belo Horizonte. Em audiência pública na tarde de ontem, os moradores reclamaram do barulho e sujeira deixada pelos eventos realizados na região. Eles temem ainda a instalação de um complexo cultural e gastronômico no local. Ouça reportagem de Ramon Bessa.
Dia D para os Royalties do Petróleo: A presidente Dilma Rousseff pode sancionar ou vetar a qualquer momento o projeto de lei que estabelece novas regras para partilha dos royalties do petróleo. A parte mais polêmica é o artigo que muda a fatia destinada a produtores e não-produtores. Pela regra atual, estados detentores do petróleo, por exemplo, recebem 26,25 % da receita. Mas afinal qual o impacto político da decisão para Dilma sobre os royalties do petróleo? Esse é o tema da coluna sobre política de hoje, com o professor do Departamento de Ciência Política da UFMG e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos Carlos Ranulfo. Ouça reportagem de Júlia Guimarães.
Cidadania: A UFMG assinou hoje o contrato para construção do Memorial da Anistia. O encontro na Faculdade de Direito da UFMG marcou o início da implantação do espaço em Belo Horizonte, que vai reunir documentos e imagens que retratam o período da ditadura militar no Brasil. Ouça reportagem de Luiz Felipe Nunes.
Saúde: A Secretaria de Estado de Saúde lança amanhã, no Dia Mundial de Combate à Aids, a campanha do Abraço. O objetivo é desmistificar o preconceito, conscientizar as pessoas sobre as formas de transmissão da doença e incentivar a realização dos testes rápidos de HIV. Ouça reportagem Raquel Miranda.