Engenharia oferece cursos gratuitos on-line de preparação de mão de obra industrial
Formação é destinada a trabalhadores que têm pouco acesso a discussões sobre novas tecnologias
O Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial (Cipmoi) recebe inscrições, até 17 de abril, para a seleção de novos alunos das formações em Desenhista / Cadista para Construção Civil, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Mestre de Obras e Tecnologia da Soldagem. São ofertadas 50 vagas para cada um dos cursos, que são gratuitos e serão ministrados a distância.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por formulário eletrônico. É permitida a inscrição em mais de um curso, mas, em caso de múltipla aprovação, o candidato será classificado apenas para aquele escolhido como primeira opção.
A carga total é de 80 horas, distribuídas em quatro módulos de 20 horas. O programa inclui conteúdos de nível técnico e conhecimentos de nível fundamental, como Comunicação, Relações Humanas, Informática e Matemática.
As aulas serão ministradas de maio a outubro, por meio do Caed Virtual, ambiente de aprendizagem do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).
Os interessados devem ter 18 anos completos e atender aos requisitos de escolaridade mínima para cada curso, indicados no edital. Serão desconsideradas as inscrições realizadas fora do prazo, ou de candidatos que cursam ou já concluíram o Ensino Superior.
A coordenação fará até três chamadas, divulgadas no Facebook e no Instagram do Cipmoi, a fim de que todas as vagas ofertadas sejam preenchidas. A divulgação do resultado da primeira convocação está prevista para o dia 23 de abril, e as demais, para os dias 29 de abril e 5 de maio. O período de matrícula é de 23 de abril e 8 de maio.
Cipmoi digital
Projeto de extensão mais antigo da UFMG, o Cipmoi oferece, desde 1957, capacitação gratuita nas áreas de construção civil, elétrica e mecânica. As formações são destinadas a trabalhadores que já atuam nesses setores, mas têm pouco acesso a discussões sobre novas tecnologias e ferramentas que podem aprimorar seu desempenho.
As aulas são ministradas por graduandos da UFMG de diversos cursos, sob a supervisão de professores da Escola de Engenharia. O projeto, que capacita cerca de 200 profissionais todos os anos, conta ainda com monitores voluntários que acompanham as turmas.
Antes da situação de emergência sanitária, as aulas eram sediadas na Escola de Engenharia, no campus Pampulha.
Mais informações podem ser obtidas pelo email selecaocipmoi@gmail.com ou nas redes sociais do projeto.