UFMG sedia congresso sobre democracia e integração da UE com o Mercosul
Nesta quarta (27) e na quinta-feira (28), evento na Faculdade de Direito terá painéis e lançamento de livro
Painéis que versarão sobre comércio internacional, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e outros temas concernentes à relação entre o Mercosul e a União Europeia são a tônica do Congresso interinstitucional Democracia, coesão social e cidadania: integração no Mercosul e na União Europeia, que ocorre nesta quarta e quinta-feira (dias 27 e 28) na Faculdade de Direito da UFMG.
O evento é organizado pelo Centro de Excelência Jean Monnet, da UFMG, e pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As inscrições, gratuitas, são feitas por meio da plataforma Sympla. Além de exposições e debates, está previsto também o lançamento do livro Curso de Direito Internacional, de autoria do professor Wagner Menezes, da USP. Veja a programação.
De acordo com a professora Jamile Bergamaschine, da Faculdade de Direito, que integra a comissão organizadora do evento, o congresso visa principalmente ao debate de questões relativas ao desenvolvimento regional, à cidadania comum derivada da integração regional e à participação democrática da sociedade civil nos processos de integração e nas relações exteriores.
A mesa de abertura, às 9h do dia 27, terá a presença da reitora Sandra Goulart e dos professores Hermes Guerrero e Mônica Sette Lopes, diretor e vice-diretora da Faculdade de Direito, além de Jamile Bergamaschine e Anderson Teixeira, professor da Unisinos.
Excelência
O Centro de Excelência Jean Monnet, inaugurado em 2019, promove atividades de investigação, ensino e extensão em matérias relativas ao desenvolvimento sustentável como premissa e valor da União Europeia e sua relação com o Mercosul.