Grupo de trabalho inicia atividades para formulação de proposta de processo seriado na UFMG
GT vai desenvolver estudo comparativo sobre as experiências existentes
Foi realizada na última quarta-feira, 6 de setembro, a primeira reunião do grupo de trabalho sobre a proposta de processo seletivo de avaliação seriado (PSAS), na Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
O grupo é formado pelos professores Maria José Batista Pinto Flores, pró-reitora adjunta de Graduação, Denise Alves de Araújo, do Centro Pedagógico, conselheira da Câmara de Graduação, Giovanni Campos Fonseca, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), conselheiro da Câmara de Extensão, Juliana de Fátima Souza, da Faculdade de Educação, Gilberto do Vale Rodrigues, do Colégio Técnico, Josana Costa Ferreira Lopes, técnica em assuntos educacionais da Prograd, e Luiza Datas Cruz, representante discente da Câmara de Graduação. A reunião contou, ainda, com a participação do pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.
O GT foi criado com os objetivos de sistematizar um estudo comparativo dos processos seletivos seriados existentes e registrar uma proposta de diretrizes para possível implementação de um programa de avaliação seriado na UFMG – com exames ao final das três séries do ensino médio – como forma alternativa de seleção que conviva com a modalidade que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A proposta será discutida amplamente com a comunidade da UFMG e submetida à análise e deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A previsão de duração dos trabalhos é de dois meses, e um relatório final será entregue em novembro.
Leia mais
Avaliação seriada para ingresso na graduação é adotada há mais de duas décadas na UnB e na UFJF
UFMG inicia série de encontros públicos para discutir processos seletivos na graduação