HC conquista, pela segunda vez consecutiva, mais alto selo de eficiência em UTIs
Dez por cento das mais de 2 mil UTIs de pronto-socorro privadas e públicas avaliadas receberam a certificação
A Terapia Intensiva do Pronto-socorro (UTIPS) do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh conquistou, pela segunda vez consecutiva, o certificado Top performer, concedido às UTIs do país que operam com alta eficiência. A matriz de eficiência utilizada na certificação é gerada pelo Sistema Epimed Monitor e chancelada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira. De um universo de mais de 2 mil UTIs privadas e públicas avaliadas, cerca de 10% foram reconhecidas.
As UTIs certificadas apresentam excelência no cruzamento dos indicadores de altas taxas de sobrevida hospitalar com baixo tempo de permanência na unidade, dados ajustados pela gravidade do estado dos pacientes por meio de um escore validado para essa finalidade, como explica o coordenador da UTI do Pronto-socorro do HC-UFMG, Saulo Fernandes Saturnino. “Na prática, significa que, ao mesmo tempo que muitas vidas foram salvas, conseguimos oferecer acesso a leitos de UTI para a população que necessitou.”
Em 2019, o Hospital das Clínicas já havia sido contemplado com o certificado UTI Eficiente. Desde então, o grupo assistencial multidisciplinar da UTIPS se manteve fiel às diretrizes clínicas e dedicado a atingir as metas da unidade. “Contamos com a fundamental ajuda do grupo de regulação de leitos e do Núcleo Interno de Regulação, que otimizaram nossos processos de alta da UTIPS”, disse Saturnino. “Também a atuação clínica do grupo do pronto-socorro, formado pela Unidade de Decisão Clínica UDC e Emergência, foi crucial, tanto na estabilização e encaminhamento do paciente no momento certo para a UTI quanto no cuidado pós-alta, já que eventualmente usamos a UDC como destino.” Como consequência, os selos Top performer foram conquistados em 2021 e 2022.
“Sabemos que os recursos financeiros para a abertura de novos leitos é finito e que a formação dos recursos humanos especializados no cuidado intensivo toma muito tempo. Por isso mesmo, o investimento em eficiência gera, de forma rápida e com melhor relação custo-efetividade, redução de mortalidade e melhoria do acesso da população a leitos de UTI. Isso é extremamente importante, estejamos ou não em período de pandemia”, salienta Saturnino. Ele anuncia que o objetivo é manter a UTIPS na posição Top performer e disseminar a cultura de eficiência por meio da formação dos residentes e acadêmicos que cumprem seus estágios na unidade.
O selo
A Epimed Solutions é líder no mercado de soluções de gestão de informações clínicas, especializada no desenvolvimento de sistemas destinados a melhorar a qualidade e eficiência do atendimento hospitalar. Além do Brasil, a empresa atua em países como Bélgica, França e Uruguai. Anualmente, coleta dados de mais de 2 mil Unidades de Terapia Intensiva no Brasil.