Ensino

Hospital Risoleta Neves oferece 12 vagas no Exame Nacional de Residência

Inscrições vão até 3 de outubro

Fachada do Hospital Risoleta Tolentino Neves administrado pela UFMG
Fachada do Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG Sarah Dutra | UFMG

O Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferece vagas para o Exame Nacional de Residência (Enare). Há vagas para duas áreas de atuação: 10 para a Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde do Idoso, nas especialidades Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Farmácia, e duas para a Residência Uniprofissional de Enfermagem em Intensivismo, Urgência e Trauma.

A seleção vai incluir análise curricular, entre os dias 15 de setembro e 5 de outubro, e exame escrito, que será realizado em 6 de novembro. A residência do Risoleta é organizada por linhas de cuidado, o que possibilita que os participantes tenham uma visão ampla do cuidado em saúde e de todo o percurso para o tratamento do paciente. Além disso, as tutorias e a parte pedagógica envolvem cinco departamentos da UFMG. 

Enare
O Enare é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e tem o objetivo de oferecer mais oportunidades de vagas de residências na área da saúde. O sistema de classificação avalia a nota do candidato; na sequência, ele escolhe onde deseja atuar. O edital atual oferece mais de 3,2 mil vagas de residências em 81 instituições; a Residência Multiprofissional inclui enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais,  nutricionistas e profissionais de Educação Física.

O edital está publicado no site do Enare.