Kely Martins de Paiva e Anderson Marques Cavalcante assumem direção da Face
Cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 5, foi marcada pela lembrança dos desafios enfrentados durante a pandemia de covid-19
A professora Kely César Martins de Paiva e o professor Anderson Tadeu Marques Cavalcante tomaram posse como diretora e vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG para a gestão 2022-2026. A cerimônia foi realizada na manhã de segunda-feira, dia 5, no auditório da Face.
O diretor na gestão 2018-2022, professor Hugo Araújo da Gama Cerqueira, se despediu do cargo agradecendo à comunidade da Face, que foi essencial para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia da covid-19. Segundo ele, "foram tempos difíceis e desafiadores, que testaram nossa capacidade de manter os laços de sociabilidade. Preservamos a cultura institucional marcada pela excelência e inclusão, pelo estímulo ao diálogo entre áreas e pela valorização da diversidade de orientações teóricas e ideológicas".
O professor se emocionou ao afirmar que foi uma honra servir à Universidade e à Face, que reúne 120 docentes, 70 servidores técnico-administrativos e mais de 2 mil estudantes. "Nossa comunidade soube preservar o convívio e o debate, estimulando uma rica atividade acadêmica. Em meu nome e da Kely, quero agradecer à comunidade da Face o apoio generoso e a confiança depositada em nós. A cultura da nossa Universidade nos deu força para resistir aos ataques e contrapor à intolerância e ao obscurantismo que emergiram nos últimos quatro anos, um período crítico marcado pela regressão social, política e econômica."
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida, também destacou os desafios enfrentados pela gestão 2018-2022. "Ninguém imaginava que passaríamos por tanta coisa nos últimos quatro anos. Hoje somos amigos e companheiros de luta, então agradeço à gestão que termina hoje pelo extraordinário trabalho à frente da Face."
A reitora acrescentou que a atuação da Unidade na relação com a sociedade é marcada pelos valores da UFMG. "O papel exercido pela Face na pandemia mostrou como somos imprescindíveis para nossa cidade, nosso estado e nosso país. Sabemos que a Face jamais se furtará a defender os valores que formam o ethos da UFMG, com sua qualidade inegável e sua relevância social, prezando pelos valores democráticos, pelo bem comum, pela liberdade de expressão, pela laicidade e pelo respeito aos outros."
Intensificar os olhares
A professora Kely César Martins de Paiva, vice-diretora da Face na gestão 2018-2022, que agora assume a diretoria da Faculdade, contou que só faz sentido estar na Universidade a serviço do outro. "A UFMG sempre esteve no meu radar e no meu desejo. Minha fala é sobre olhares. Começo pelo olhar para trás, que sinaliza de onde viemos. Na pandemia que acabamos de enfrentar, os olhares para os lados se intensificaram, pois tivemos que ser mais sensíveis. Tivemos também que olhar para baixo, vimos onde estávamos e o que precisávamos fazer. Meu convite é para que saibamos olhar para nosso trabalho, nossos alunos, nossos colegas e nossa faculdade. Que tenhamos vários olhares", refletiu.
Kely Paiva explicou que sua gestão será marcada pela criatividade, conceito que, nas palavras da professora, abarca conhecimento, motivação e mente aberta. "Essa criatividade nos ajudará a fazer o que precisa ser feito com eficiência, mas sem perder a leveza e o bom humor. Não devemos embrutecer, emburrecer ou adoecer, ou seja, permaneceremos sensíveis, humanos, responsáveis, abertos e saudáveis. Estamos juntos e vamos juntos com conhecimento, motivação e mente aberta", disse.
Compuseram a mesa da cerimônia de posse, ao lado da reitora e dos diretores da Face nas gestões 2018-2022 e 2022-2026, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e Clelio Campolina Diniz, reitor da UFMG na gestão 2010-2014 e professor da Unidade. A professora Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, também da Face, participou virtualmente da cerimônia.