Podcast do Crisp trata da adesão dos militares ao governo Bolsonaro e aos atos antidemocráticos
Em novo episódio, pesquisadores do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública conversam com o antropólogo social Celso Castro, da FGV
O primeiro episódio do podcast Crisp entrevista em 2023 trata da adesão dos militares ao governo Bolsonaro e aos atos antidemocráticos. Os pesquisadores Ludmila Ribeiro, Valéria Oliveira e Rafael Rocha conversam com o antropólogo social Celso de Castro, diretor da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenador do CPDOC, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.
A entrevista com Celso de Castro para o episódio 27 do Crisp entrevista foi gravada no final do ano passado – antes, portanto, dos episódios de 8 de janeiro, em Brasília. Ele fala sobre seus estudos a respeito de variados aspectos do universo dos militares no Brasil e os desafios da construção dessa pesquisa, e nos apresenta os resultados de uma trilogia metodológica cujo volume mais recente discute os possíveis efeitos da pesquisa com militares para as Forças Armadas.
Celso também explica como a participação do Exército na Missão Haiti contribuiu para a reaproximação das Forças Armadas da dinâmica política brasileira e comenta a relação da política de flexibilização do acesso a armas de fogo no país com o Exército, que tem papel de controle e fiscalização sobre armas e munição.
Carioca, Celso é bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ, mestre e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Publicou livros como O espírito militar (Zahar, 1990, 3ª ed. rev., 2021), Os militares e a República (Zahar, 1995), A invenção do Exército Brasileiro (Zahar, 2002), Antropologia dos militares (FGV, 2009), Exército e nação (FGV, 2012) e A família militar no Brasil (FGV, 2018).
O podcast
O Crisp entrevista é iniciativa do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG. Equipe do Crisp faz entrevistas mensais com pesquisadores que atuam na área de criminalidade, segurança pública, justiça criminal e sistema prisional. O programa, iniciado em setembro de 2020, é coordenado pela professora Ludmila Ribeiro, do Departamento de Sociologia da Fafich, e a equipe é composta por Valéria Oliveira, professora da Faculdade de Educação, e os pesquisadores Rafael Rocha e Isabella Matosinhos, todos vinculados ao Crisp.
O programa recebe especialistas de todo o Brasil e até do exterior – nesse caso, estudiosos da situação brasileira, que se expressam bem em português –, incluindo os que atuam fora das universidades, em organizações da sociedade civil. A equipe já entrevistou nomes como Carolina Ricardo, do Instituto Sou da Paz, Roberto Briceño-León, professor da Universidade Central da Venezuela, Silvia Ramos, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, e o neurocientista Sidarta Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Em outubro de 2022, o Crisp entrevista recebeu menção honrosa entre as melhores iniciativas de divulgação científica pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).
O podcast pode ser ouvido em tocadores como o Spotify, o Google Podcasts e o Apple Podcasts.