Prorrogado prazo para submissão de relatos sobre práticas inovadoras e acolhedoras de professores
Os textos poderão ser encaminhados até 25 de agosto
Foi estendido, até 25 de agosto, o prazo para que estudantes de graduação submetam relatos para o evento Docência: sucessos do ofício, organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). A iniciativa valoriza as práticas docentes exitosas no ensino de graduação da UFMG. As submissões devem ser encaminhadas por meio de formulário eletrônico. Os relatos serão divulgados no dia 24 de outubro, às 14h, no âmbito da Semana do Conhecimento UFMG.
O relato deve ser sobre um professor que tenha contribuído significativamente para a formação acadêmico-profissional e pessoal de graduandos. Ele deve ser escrito por pelo menos três estudantes que compartilhem a mesma percepção sobre a influência do docente em seu sucesso acadêmico. Os estudantes devem submeter apenas um texto, no qual indicarão um docente a ser homenageado. Comissão composta por servidores técnico-administrativos e alunos da UFMG selecionará até oito histórias, com base nos elementos que constam no formulário de inscrição. Cada professor homenageado representará uma área do conhecimento.
“O evento dá visibilidade ao trabalho de professoras e professores que apresentam práticas inovadoras, acolhedoras e sensíveis à diversidade que marca a UFMG. Esperamos que os relatos contribuam para que outros docentes se inspirem e aprimorem suas práticas pedagógicas", explica a professora Bréscia Nonato, diretora do GIZ.
O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, ressalta que “o Sucessos do ofício é uma ação que une dois eixos importantes do ensino de graduação: a valorização da docência e o protagonismo estudantil”.
Docência: Sucessos do ofício foi a denominação dada inicialmente aos eventos de abertura dos Percursos formativos em docência do ensino superiordo GIZ, com palestras de professores que fazem ou fizeram parte da história da Universidade e que foram convidados a discorrer sobre suas práticas. Com início em 2010, a ação já passou por várias atualizações e, desde 2019, conta com a participação dos estudantes na escolha de professores que se destacam nas atividades de ensino.