Institucional

Sandra Goulart Almeida será reconduzida ao cargo de reitora em cerimônia nesta sexta

Dirigente dará posse ao vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e apresentará equipe de pró-reitores, diretores e assessores

Sandra e Alessandro durante a reunião do Colégio Eleitoral que formulou a lista tríplice
Sandra e Alessandro (de camisa azul) durante a reunião do Colégio Eleitoral, realizada em novembro, que elaborou a lista tríplice enviada ao MECColégio Eleitoral

A cerimônia de recondução da professora Sandra Regina Goulart Almeida ao cargo de reitora da UFMG será realizada nesta sexta-feira, dia 8, a partir das 18h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha, com transmissão para o auditório principal do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1). Em razão das medidas de segurança, os auditórios terão sua capacidade limitada e restrita. A comunidade poderá acompanhar a solenidade pelo canal da UFMG no YouTube.

Na oportunidade, Sandra Goulart Almeida dará posse ao vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e apresentará sua equipe de pró-reitores, diretores e assessores. Oficialmente, ela já havia sido reconduzida ao cargo de reitora por meio de ato administrativo publicado no Diário Oficial da União no dia 18 de março. No dia 25, a reitora foi empossada pelo então ministro Milton Ribeiro por meio da assinatura de termo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Sandra, que dirigiu a UFMG na gestão 2018-2022, cumprirá novo mandato de quatro anos (2022-2026), tendo como vice-reitor o professor Alessandro Fernandes Moreira, que ocupou o mesmo cargo na gestão encerrada no mês passado. Ela será a primeira dirigente da UFMG a exercer o cargo de reitora por dois mandatos.

Continuidade e ousadia
“O novo mandato é uma honra para nós e uma prova de confiança que recebemos da comunidade universitária, que demonstrou grande capacidade de coesão e mobilização nos últimos quatro anos. Enfrentamos grandes dificuldades, incluindo uma crise sanitária sem precedentes no século 21, mas soubemos superá-la, assim como vencemos outros percalços nesses quase 95 anos de história da UFMG. Ao mesmo tempo em que daremos continuidade ao que foi feito até agora, teremos de avançar, ousar e propor soluções diferentes para os enormes desafios que sabemos nos aguardam”, avalia Sandra Goulart Almeida.

Sandra e Alessandro foram escolhidos pela comunidade universitária em consulta com chapa única, realizada em novembro. A chapa UFMG Plural obteve 95% dos votos válidos ponderados. Pela primeira vez, a consulta para a escolha do Reitorado da UFMG foi feita em formato remoto. O processo subsidia a elaboração da lista tríplice que é encaminhada ao Ministério da Educação.

Trajetórias
Sandra Regina Goulart Almeida é graduada em Letras pela UFMG, tem mestrado e doutorado pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em Nova York. Professora da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras, é pesquisadora 1B do CNPq, preside a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e é vice-presidente da World University Network (WUN). Sandra também foi vice-reitora na gestão 2014-2018 e diretora de Relações Internacionais na gestão 2002-2006.

Alessandro Fernandes Moreira é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, doutor pela University of Wisconsin-Madison e tem extensa trajetória na Escola de Engenharia da UFMG, onde foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica, do Conselho de Coordenadores de Cursos de Graduação, vice-diretor e diretor.